Logo
COB

PBO 2024: Festa do esporte olímpico premia o melhor do presente, passado e futuro

Cerimônia no Vivo Rio homenageou atletas e treinadores e homenageou Caio Bonfim e Rebeca Andrade com Troféu Rei Pelé

Por Comitê Olímpico do Brasil

11 de dez, 2024 às 22:19 | 5 minutos de leitura

Compartilhe via:

Prêmio Brasil Olímpico (PBO) 2024, no Vivo Rio

Prêmio Brasil Olímpico (PBO) 2024, no Vivo Rio

O melhor do passado, o presente e o futuro do esporte olímpico brasileiro estiveram juntos no Prêmio Brasil Olímpico (PBO), nesta quarta-feira (11), no Vivo Rio, no centro do Rio de Janeiro.

O evento marcou a despedida de quatro medalhistas olímpicos, premiou nomes como Rebeca Andrade, Caio Bonfim e Ana Sátila, e celebrou o futuro com prêmios para os melhores dos Jogos da Juventude e para o atleta revelação de 2024, Gustavo ‘Bala Loka’ Oliveira. 

Festejou, também, o ótimo ano de 2024 para o esporte brasileiro, que teve seu grande momento nos Jogos Olímpicos Paris 2024. 

“O Brasil iluminou ainda mais a Cidade Luz. Dos mais de 280 atletas brasileiros na delegação, 56 voltaram para casa com pelo menos uma medalha no peito. E o que nos encheu de orgulho foi que se tratou de uma edição marcada pelo protagonismo feminino da delegação brasileira”, comentou o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) Paulo Wanderley, que encerrou seu discurso também se despedido do cargo e dando boas-vindas ao presidente eleito Marco La Porta e a vice Yane Marques.

 

WhatsApp Image 2024-12-11 at 21.31.17.jpeg
José Roberto Guimarães recebe Troféu Adhemar Ferreira da Silva- Foto: Alexandre Loureiro/COB



Bronze em Paris, José Roberto Guimarães agradeceu o apoio de todo o comitê olímpico durante o ciclo que culminou com o pódio na França e citou que chegou a pensar em se aposentar. “Quando acabou a Olimpíada, depois da vitória contra a Turquia, eu olhava como se fosse meu último momento olímpico. O Ramamés [Lattari] já tinha feito o convite, falei com Alcione, família, amigos, e pensei: ‘Quer saber, acho que dá pra continuar mais quatro anos'”, revelou. 

Escolhidos por um júri, Rebeca Andrade e Caio Bonfim receberam o Troféu Rei Pelé, como os melhores do ano no esporte feminino e masculino, respectivamente. O marchador, que emocionou a todos com uma homenagem à sua mãe e treinadora, Gianette Sena, volta para Brasília com três troféus, já que também foi eleito o melhor atleta da temporada no atletismo e o Atleta da Torcida, em votação popular.

 

Imagem do WhatsApp de 2024-12-11 à(s) 22.14.28_d1679d3d.jpg
Sarah Menezes (judô) recebe o Prêmio de Melhor Treinadora Individual - Foto: André Durão/COB



Ouro em Londres-2012, Sarah Menezes é a primeira campeã olímpica escolhida como melhor treinadora de uma temporada. A ex-judoca ganhou como melhor técnica de esportes individuais entre as mulheres, enquanto Francisco Porath Neto, o Xico, venceu mais uma vez, agora entre os homens  – a separação por gênero foi uma das novidades do PBO deste ano.

Enquanto Sarah foi a treinadora de Beatriz Souza e Larissa Pimenta na conquista de duas medalhas individuais, Xico ajudou Rebeca Andrade, uma de suas pupilas, a subir ao pódio de três provas individuais. Tanto Sarah, como técnica da seleção feminina, quanto Xico, treinador individual de Flávia Saraiva, Jade Barbosa e Lorrane Oliveira e head coach da seleção feminina, ainda foram fundamentais nas conquistas de medalhas de bronze por equipes.

Nos esportes coletivos, o premiado foi Arthur Elias, técnico da seleção feminina de futebol medalhista de prata em Paris 2024, que também venceu como melhor equipe coletiva.

 

Gustavo Bala Loka Oliveira recebe Prêmio Atleta Revelação- Foto: Alexandre Loureiro/COB
Gustavo Bala Loka Oliveira recebe Prêmio Atleta Revelação- Foto: Alexandre Loureiro/COB



Através de votação popular, pelo site do COB, os torcedores brasileiros escolheram Gustavo “Bala Loka”, destaque do Brasil no Ciclismo BMX Park Freestyle e sexto colocado em Paris 2024 como Atleta Revelação de 2024.

Já a vencedora do Prêmio Inspire Riachuelo, por escolha do público, foi a canoísta Ana Sátila, que conquistou um quarto e um quinto lugares em Paris 2024 na canoagem slalom e ganhou a torcida brasileira pela persistência durante os Jogos Olímpicos, competindo na maior parte dos dias.

Flávia Saraiva enviou vídeo agradecendo o Prêmio Ovvi Influenciador do ano, decidido por votação no Instagram do Time Brasil, e Rafael Silva, o Baby, subiu ao palco para receber, em nome da seleção brasileira de judô, um novo prêmio do PBO, o de melhor equipe mista.

Giovanna Imhof, campeã no judô e no wrestling, e Lúcio Flávio Filho, dono de sete ouros, foram premiados como os melhores dos Jogos da Juventude Caixa João Pessoa 2024.

 

Erlon Souza (canoagem velocidade), Bruno Fratus (natação), Ágatha Rippel (vôlei de praia) e Isabel Swan (vela) recebem homenagem por suas carreiras no PBO - Foto: André Durão/COB
Erlon Souza (canoagem velocidade), Bruno Fratus (natação), Ágatha Rippel (vôlei de praia) e Isabel Swan (vela) recebem homenagem por suas carreiras no PBO - Foto: André Durão/COB



Se os dois estão em início de carreira, os medalhistas olímpicos Bruno Fratus, da natação, Ágatha Rippel, do vôlei de praia, Erlon Souza, da canoagem velocidade, e Isabel Swan, da vela, anunciaram suas aposentadorias e foram homenageados no palco com uma medalha.

A festa teve ainda momento de celebração da memória daqueles que nos deixaram em 2024: com vídeo que homenageou Zagallo, os jornalistas Silvio Luiz, Apolinho, Antero Greco, Pampa, Maguila, Luiz Onmura e os integrantes do projeto Remar para o Futuro, mortos em um acidente automobilístico.

A festa terminou no Vivo Rio com um show inesquecível da cantora Maria Rita, uma das estrela da MPB.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS