Promessa do Wrestling brasileiro, Isaque Barbatto projeta o topo nos Jogos da Juventude CAIXA 2024
Em seu primeiro ano nos Jogos, jovem do Espírito Santo demonstra talento e dedicação para almejar futuro olímpico na modalidade
Os Jogos da Juventude Caixa 2024 prometem revelar novos talentos para o esporte brasileiro, assim como edições passadas da competição o fez. Pensando nisso, a equipe do Comitê Olímpico do Brasil foi atrás de histórias de atletas que têm tudo para brilhar nos Jogos deste ano em João Pessoa (PB). Um deles é Isaque Barbatto, de 15 anos, do Espírito Santo, que vem despontando no Wrestling brasileiro com enorme potencial.
Natural do município de Serra, maior cidade do Espírito Santo, Isaque iniciou sua carreira esportiva na ginástica artística e logo migrou para as lutas, começando no jiu-jitsu e MMA. Há dois anos, ele recebeu o convite para treinar Wrestling e a ascensão foi meteórica: em pouco tempo na modalidade o garoto já possui um título brasileiro (nos Jogos Escolares Brasileiros do ano passado, sub 14) e o campeonato sul-americano de 2024.
“Isaque é um menino de ouro. Focado, tanto em treinamento, alimentação, quanto na escola. Acompanho a trajetória dele desde o jiu-jitsu e ele sempre se destacou, demonstrando agressividade. Falei que ele tinha potencial para o Wrestling, fiz o convite e desde então ele deslanchou”, comentou o treinador do jovem, Vinícius Corcoran.
Competidor da categoria até 62 kg no estilo livre do Wrestling, o jovem vem para a sua primeira participação nos Jogos da Juventude. E a expectativa é alta para a performance de Isaque na competição: ele ressalta a mira em conquistar o topo do pódio.
“As próximas medalhas que quero conquistar são do Pan-americano da modalidade, mais para frente, e a dos Jogos da Juventude. Vai ser minha primeira participação e estou muito animado. Quero conquistar o ouro”, pontuou Isaque.
“É o primeiro ano dele nos Jogos da Juventude, uma vez que tem 15 anos. Tem um menino do Amazonas que é o principal concorrente dele, porém é mais velho e mais experiente. Acredito ser o único que pode bater de frente com o Isaque. Espero que eles se encontrem na final”, completou o treinador Corcoran.
Enquanto se prepara para entrar em ação nos Jogos da Juventude, Isaque segue a sua rotina de treinamento muito bem definida e regrada, com sessões todos os dias da semana, pelo menos duas vezes por dia. E isso por vontade própria, uma vez que o garoto sonha alto, com Jogos Olímpicos.
“Meu maior objetivo no Wrestling é ir para as Olimpíadas. É o meu maior sonho. Estou treinando muito e focado para isso. Quero chegar lá e conquistar uma medalha”, ressaltou.
“Tecnicamente ele é muito bom e faz movimentos que vemos somente no Wrestling profissional, no exterior. Tanto eu quanto outros treinadores internacionais o vemos como o futuro olímpico do Brasil na modalidade”, endossou Vinícius Corcoran.