Vai ser dada a largada para os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025
Competição começa nesta quarta-feira, dia 10, e vai até dia 25. Serão 20 modalidades esportivas e a participação recorde de 4700 atletas

Alexandre Loureiro/COB
Os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025 chegaram. A partir desta quarta-feira, 10 de setembro, atletas das 27 Unidades da Federação estarão na Capital do país para a maior competição para jovens no Brasil. Com números impressionantes, os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025 vão agitar o Distrito Federal até o dia próximo dia 25.
"Os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025 são nosso evento conceito, onde damos visibilidade às nossas principais iniciativas em todas as áreas e buscamos implementar inovações. Como, por exemplo, o remo virtual que chega como nossa 20ª modalidade, mostrando nosso olhar para mundo dos esportes eletrônicos e nos aproximando ainda mais dos jovens", afirma Manoela Penna, Diretora de Comunicação e Marketing do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Mais uma vez, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) estará liderando a produção do evento. Uma equipe de 74 colaboradores se junta a mais 106 profissionais no Comitê Organizador dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025. Com eles estarão mais de 200 voluntários. A realização dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025 conta com mais de 40.000 diárias de hospedagem, cerca de 70.000 refeições, mais 13 caminhões de material que carregam mais de 130 toneladas. Ao todo, serão mais de 7000 pessoas envolvidas, sendo que 4700 são atletas - um recorde neste atual formato. As mulheres estão em maior número nas disputas: são 2369 contra 2231 homens. E 837 treinadores e treinadoras.
“Uma disputa assim – que não é apenas o campeonato da modalidade, mas envolve diversos torneios – é considerada um grande marco na carreira de qualquer atleta. É um evento que se assemelha, guardadas as devidas proporções, ao que são os Jogos os Pan-americanos e os Jogos Olímpicos”, acredita Sebastian Pereira, Gerente Executivo de Educação, Fomento e Infraestrutura do COB, que está à frente do Programa de Observadores na análise de competidores, técnicos e árbitros durante as disputas.
A Cerimônia de Abertura acontece na quarta-feira, dia 10, a partir de 18h, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, com a pira sendo acendida entre dois pontos emblemáticos de Brasília: o Museu Nacional e a Catedral Metropolitana. Antes disso, o Ciclismo Potência inaugura as competições desta edição dos Jogos, às 10h, no CICB.
Já a partir do apito inicial serão 33 instalações esportivas - 13 instalações simultâneas - e 16 locais de competição. Todas as modalidades, assim como a Cerimônia de Abertura, serão contempladas no Youtube Time Brasil, canal do Comitê Olímpico do Brasil, com transmissões ao vivo ou flashes na programação, terão transmissão ao vivo no TikTok do Time, além de ter conteúdo nas redes sociais dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025 e Time Brasil.
No Centro de Convivência, coração dos Jogos, várias atividades estarão disponíveis para os atletas além das disputas. Memorabília Olímpica, experimentação esportiva (de escalada e rúgbi), apresentações teatrais, Programa Transforma e presença da mascote Bamba, além de ativações dos patrocinadores CAIXA, Neoenergia, Vale, Mormaii e Max Recovery.
A sustentabilidade também permeará todo o projeto dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025 com ações que incluem a coleta seletiva e compensação de emissão de carbono, além de ações educativas para participantes do evento.
Sobre os Jogos da Juventude CAIXA
Os Jogos da Juventude CAIXA são reconhecidos como uma das principais portas de entrada para jovens talentos no esporte olímpico brasileiro. Diversos ídolos do esporte brasileiro também já participaram dos Jogos da Juventude CAIXA no início de suas carreiras, como como as campeãs olímpicas Beatriz Souza e Sarah Menezes, ambas do judô, e Duda Lisboa, do vôlei de praia; os medalhistas olímpicos Alison dos Santos “Piu”, Caio Bonfim e Rosângela Santos, do atletismo; Mayra Aguiar, William Lima e Larissa Pimenta, do judô; Fernando Scheffer, da natação; Ana Cristina Souza, Roberta Ratzke, Rosamaria Montibeller e Carolana, do vôlei; além de Rodrygo, jogador da seleção brasileira masculina de futebol e do Real Madrid.
Nesta volta aonde tudo começou, já que o Distrito Federal foi a sede da primeira edição evento, em 2000, os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025, organizado pelo COB com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal, terão 20 modalidades: águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, esgrima, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, remo virtual, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia, voleibol e wrestling.
Os Embaixadores confirmados até agora são Luisa Baptista para o triatlo, Rosângela Santos no atletismo, Bruninho no voleibol, Ketleyn Quadros no judô, Duda Amorim no handebol, Janeth Arcain no basquete, Giullia Penalber no wrestling, Guilherme Toldo na esgrima, Agatha Rippel no vôlei de praia, Luccas Abreu no tiro com arco, Fabiana Silva badminton, Babi Domingos na ginástica rítmica, Renato Rezende no ciclismo, Fabiana Beltrame no remo, Lígia Silva no tênis de mesa, Allan do Carmo nas águas abertas, Maria Clara Pacheco no taekwondo e Fernado Scheffer na natação. Fonte de inspiração para os jovens atletas, eles assistem competições, entregam medalhas, participam da Cerimônia de Abertura, de bate-papos e ações educativas e trocam experiências com os participantes seja nos locais de competição ou no Centro de Convivência.