Logo
Jogos Escolares

Artilheira, Cisca faz quatro na estreia do Paraná no futsal feminino nos Jogos Escolares da Juventude

Jovem de 16 anos mora em Ouro Verde do Oeste, com outras 29 meninas de vários estados

Por Comitê Olímpico do Brasil

22 de nov, 2019 às 12:20 | 7 min de leitura

Compartilhe via:

A habilidade e o faro de gol renderam à pivô Ketlyn Rayne Silva a alcunha de Cisca. Nesta sexta-feira, 22, abertura do futsal nos Jogos Escolares da Juventude, a jovem de 16 anos fez jus ao apelido na estreia do Colégio Estadual Ouro Verde, de Ouro Verde do Oeste (PR): fez quatro gols e deu duas assistências na vitória  sobre o Colégio Santa Madre, de Belém (PA), por 6 x 2, na Vila Germânica. As duas equipes estão no grupo C do torneio feminino de futsal, categoria 15 a 17 anos, em Blumenau (SC).

“Foi uma ótima estreia. Entre os gols que marquei, destaco o segundo, quando cortei a adversária e chutei no ângulo”, disse Cisca, fã do atacante Neymar e que também joga futebol de campo. “Esse nosso time é o mesmo no futsal e no campo. Jogamos no adulto, no sub-19 e no sub-17, mas com outras garotas, por um time de Toledo (PR)”.

Essa é a terceira vez que o Colégio disputa a fase final dos Jogos Escolares da Juventude. Ketlyn está estreando na competição, mas sua fiel escudeira Maiara Fraga de Paula, participou do maior evento esportivo escolar do país nas outras duas oportunidades.

“Estive em Londrina 2014, na competição para atletas de 12 a 14 anos, e em Brasília 2017, e também sempre consigo marcar o meu golzinho. Hoje não foi diferente. Após um contra-ataque, tabelei com a Cisca e chutei à meia altura sem chance para a goleira adversária”, contou Maiara.

O técnico Jaime Leal, de 65 anos, carioca de nascimento e paranaense de coração, lembrou que o colégio conquistou recentemente o sétimo título estadual. Leal rasgou elogios sobre a sua dupla de ataque. “A Maiara e a Cisca são fantásticas. Com certeza estarão em breve na seleção principal dando muitas alegrias para o nosso povo. A Cisca é artilheira em todas as competições que disputa e aqui em Blumenau já começou liderando a tabela”, disse Leal.

Ouro Verde do Oeste tem apenas 6 mil habitantes e fica perto de Toledo. As jovens atletas disputam o Campeonato Brasileiro feminino e moram juntas em duas casas alugadas pela prefeitura do município.

“É um investimento que gira entre 15 e 20 mil reais mensais. As meninas têm tudo, escola, alimentação, transporte, material esportivo e moram em duas casas, uma inclusive tem piscina. São 18 meninas do sub-17 e 12 no sub-19 no total. Somente uma menina é de Ouro Verde mesmo. Aí tem quatro de Curitiba, de diversas cidades paranaenses, além de Santa Catarina, Mato Grosso e outros estados”, lembrou Leal, professor de educação física do Colégio desde 2011.

Apesar da derrota na estreia, a jovem Pamela Santos, do Colégio Santa Madre, tem muito o que comemorar em Blumenau. Além de ter marcado um dos gols da equipe na partida, ela completa 17 anos neste sábado, dia 23. “Começamos bem no jogo, mas elas foram superiores. O campeonato ainda não acabou e vamos com tudo em busca das semifinais”.

Colégio Santa Madre dá o troco no torneio feminino 12 a 14 anos

Coincidentemente, paraenses e paranaenses também se enfrentaram na estreia do torneio feminino de futsal para atletas de 12 a 14 anos. Mas dessa vez o resultado foi diferente. O Colégio Santa Madre derrotou o Colégio Estadual João Paulo II, de Arapoti (PR) por 7 x 2, de virada, após estar perdendo por 1 x 0 e 2 x 1. Giovanna Marreiros, Jamile Teixeira e Paula Cristina Silva marcaram dois gols cada.

“Todo o time jogou bem, inclusive as reservas, e quem não marcou participou intensamente do jogo. Mas esse foi apenas o primeiro passo. Viemos aqui pra conquistar o título”, disse Giovanna.

Os Jogos Escolares da Juventude são uma realização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o apoio da Prefeitura de Blumenau e do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

+ BASQUETE: após ajuda do Mão Santa, projeto na divisa com o Paraguai participa dos Jogos Escolares pela sétima vez
+ WRESTLING: Embaixadora dos Jogos, Kamila Barbosa reencontra a irmã treinadora em Blumenau

ÚLTIMAS NOTÍCIAS