Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa começa domingo e terá transmissão ao vivo na internet
Com protocolos rígidos de saúde, o Rio de Janeiro volta a receber o torneio após cinco anos
O TMB Platinum, o campeonato brasileiro de tênis de mesa, competição que vale a maior pontuação no ranking nacional de tênis de mesa 2020/2021, começa no próximo domingo (6), na Arena Carioca 3, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ). Um dos eventos mais antigos da modalidade, que chegou a ter mais de 1.800 participantes em 2019, será um momento de superação do esporte durante a pandemia do novo coronavírus. A competição se estende até o outro domingo (13).
O Rio de Janeiro volta a receber o torneio após cinco anos de ausência. A primeira edição da competição, em 1946, aconteceu em terras cariocas. A TVN Sports transmite os três últimos dias do TMB Platinum – Campeonato Brasileiro ao vivo, no canal CBTM (https://cbtm.tvnsports.com.br/).
+ MISSÃO EUROPA: Relembre o treino da Seleção feminina de Tênis de Mesa
A Arena Carioca 3, que tem capacidade para receber até 60 mesas, terá apenas 20 para jogos e dez para aquecimento, possibilitando maior espaçamento entre os participantes. Ao invés dos 1.856 participantes da última temporada, serão 759 desta vez (aproximadamente 40% do número de 2019). A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) também aumentou o número de dias de disputa: de seis para oito.
Este aumento possibilitará um fluxo bem menor de pessoas no enorme ginásio, com menos de cem atletas em média em alguns dias. Resultado também da limitação do número de inscritos em todas as categorias. Além disso, houve uma divisão de datas entre as categorias, para evitar muitos atletas presentes ao mesmo tempo no local.
Desta forma, os paralímpicos abrem a competição, no dia 6; super pré-mirins, infantis e juvenis jogarão nos dias 7 e 8; pré-mirins, mirins e juventude atuam nos dias 9 e 10; finalmente, absolutos e veteranos estarão nas mesas apenas entre os dias 11 e 13. Jogos de duplas não serão realizados.
+ VOCÊ SABIA: Que o tênis de mesa fez sua estreia em Jogos Olímpicos em Seul 1988?
“O trabalho realizado pela gerência técnica e a área de eventos foi baseado em criar as melhores condições possíveis para preparar e organizar o TMB Platinum - Campeonato Brasileiro com segurança para todos envolvidos”, afirma Edir Oliveira, líder de eventos da CBTM.
O torneio não terá validade dos resultados para o programa Bolsa Atleta, do Governo Federal, mas contará pontos para o ranking nacional 2020/2021. Para participar da competição, os mesa-tenistas tiveram de preencher e assinar um Termo de Responsabilidade Individual. Os atletas com comorbidades foram obrigados a apresentar atestado médico liberando para a prática no torneio, bem como os atletas acima de 60 anos.
Fonte: CBTM