Judô do Mato Grosso do Sul desembarca em peso em Blumenau para os Jogos Escolares
Equipe conta com tem três senseis na delegação e a atual campeã da categoria meio-leve, Ana Lia Oshiro
A nova geração do judô sul-mato-grossense desembarcou na manhã desta sexta-feira, 15, em Blumenau (SC), para a disputa dos Jogos Escolares da Juventude. Um dos destaques da equipe é a jovem Ana Lia Oshiro, de 13 anos, atual campeã da maior competição escolar do país. Em Natal 2018, a descendente de japoneses subiu no alto do pódio na categoria meio leve (até 44kg).
“Comecei a treinar em Dourados (MS), em 2015, e faço também ginástica rítmica, mas devo seguir carreira no judô. Essa é a primeira vez que visito uma cidade do Sul do país e espero voltar ao pódio”, disse a jovem atleta, treinada pelo sensei Jorge Yamakawa.
+ GALERIA DE FOTOS: confira as melhores imagens dos Jogos Escolares
Outra atleta treinada pelo mesmo professor e que já está aproveitando o Centro de Convivência dos Jogos Escolares, na Vila Germânica, é a jovem Manuela Santos, 13 anos, da categoria pesado (mais de 64kg). Em Curitiba 2017, Manuela venceu a luta que definiu a medalha de bronze por equipes.
“O confronto contra o Paraná estava empatado em 2 x 2, e desempatei. Foi uma emoção incrível”, afirmou, pouco antes de aprender algumas manobras na prancha de surfe. “A competição começa somente no domingo, chegamos de viagem agora e é hora de aproveitar um pouco.
A equipe do Mato Grosso do Sul está completa para a disputa dos Jogos Escolares da Juventude Blumenau 2019. A lista inclui ainda Alexia Nascimento, quinta colocada no Mundial sub-18, disputado em Almaty (Cazaquistão), em setembro desse ano. Três senseis são responsáveis pelos atletas: Clayton Rojas, Alessandro Buiú e Alexandre Cano.
Nos últimos anos, o judô cresceu de forma expressiva no Mato Grosso do Sul. Layana Colman (Minas Tênis Clube), por exemplo, foi campeã dos Jogos Escolares da Juventude e depois conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014 (até 52kg). A lista inclui ainda a pesado Camila Gebara, campeã brasileira em todas as categorias que passou, desde o sub-13 até o sub-20, e a jovem Vitória Siqueira, campeã pan-americana e bicampeã brasileira, que treina atualmente no Pinheiros, hoje com 20 anos.
Os Jogos Escolares da Juventude são uma realização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o apoio da Prefeitura de Blumenau e do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).