Luana Lira, Kawan Pereira e Isaac Souza garantem vagas para o Brasil em Tóquio
Trio brilhou no terceiro dia de Copa do Mundo de Saltos Ornamentais; a competição vai até quinta-feira
![](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fadmin.cob.org.br%2Fuploads%2F2967_f42062ce6a.webp&w=1920&q=75)
O Brasil conquistou, nesta segunda-feira (3), três vagas para os Jogos Olímpicos nos Saltos Ornamentais. Luana Lira, no trampolim de 3 metros, Isaac Souza e Kawan Nascimento, na plataforma, chegaram às semifinais da Copa do Mundo de Tóquio, evento que é Pré-Olímpico da modalidade.
No trampolim de 3 metros, Luana Lira chegou à semifinal com o 16º lugar com 274 pontos e garantiu a vaga para os Jogos Olímpicos. Na semifinal, Luana terminou com o 233,30 pontos e na 18ª colocação. Anna Lucia Santos, que também disputou a prova, parou nas eliminatórias com 219,20 pontos e na 42ª colocação.
+ CONHEÇA AS 212 VAGAS GARANTIDAS EM TÓQUIO DO TIME BRASIL
“Estou classificada para os Jogos Olímpicos. É uma felicidade enorme. Não tenho nem palavras o quão grandioso é isso. Quero agradecer a todos que estão torcendo por mim tanto aqui, quanto no Brasil. Não acreditava tanto nessa vaga, mas hoje cheguei à piscina confiante. Estou muito feliz”, disse Luana Lira.
Na plataforma, Kawan Pereira e Isaac Souza terminaram as eliminatórias no top-10. Kawan, com 456,05, e Isaac, com 427,55, foram às semifinais como 4º e 8º lugares, respectivamente. Na semifinal, Kawan Pereira voltou a saltar bem e garantiu uma vaga na final que será nesta terça-feira. Isaac terminou a semifinal em 18º.
“A gente vem treinando para isso. Confesso que estava um pouco nervoso, mas mantive minha cabeça no lugar e consegui desempenhar aquilo que fiz no treino. Ainda não estou acreditando que estou classificado para os Jogos Olímpicos. É uma alegria imensa”, falou Kawan.
“Sei que posso melhorar um pouco, mas, mesmo assim, consegui minha vaga olímpica o que é motivo de muita alegria e felicidade. Daqui dois meses, estarei de volta à essa piscina onde espero ser bem feliz. Estou muito feliz. Sou muito grato a Deus e a todos que estão me ajudando neste sonho”, completou Isaac.
A competição segue nesta segunda-feira, a partir das 22h, com transmissão no canal do Youtube da Fina e do Sportv.
Veja a programação:
Segunda (3) para terça (4)
22h - Plataforma 10 metros feminino - eliminatória
4h - Trampolim 3 metros feminino - final
6h - Plataforma 10 metros masculino - final
Terça (4) para quarta (5)
22h - Trampolim 3 metros masculino - eliminatória
4h - Plataforma 10 metros feminino - semifinal
6h - Plataforma 10 metros feminino - final
Quarta (5) para quinta (6)
22h - Trampolim 3 metros masculino - semifinais
4h - Trampolim 3 metros masculino - final
Sistema de classificação
Individual
- Doze primeiros colocados do Mundial de Gwangju 2019 (sem brasileiros)
- Dezoito primeiros colocados da Copa do Mundo de Tóquio.
- Caso haja, entre os 18 primeiros colocados na Copa do Mundo, algum atleta que esteve entre os 12 do Mundial de Gwangju, abrem-se novas vagas.
Sincronizado
- Três primeiros colocados do Mundial de Gwangju (sem brasileiros)
- Quatro primeiros colocados na Copa do Mundo de Tóquio
- Caso haja, entre os quatro primeiros colocados na Copa do Mundo, alguma dupla que esteve entre as três primeiras do Mundial de Gwangju, abrem-se novas vagas.
Fonte: CBDA