Logo
Lausanne 2020

No esqui cross-country, Manex Silva faz melhor resultado do Brasil em provas de cross em Jogos da Juventude

Atleta de 17 anos nascido em Rio Branco, no Acre, terminou no top 50 com 347,26 pontos FIS

Por Comitê Olímpico do Brasil

18 de jan, 2020 às 11:43 | 6 min de leitura

Compartilhe via:

O Time Brasil fez sua estreia no esqui cross-country nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Lausanne 2020 com Taynara da Silva, Eduarda Ribera, Rhaick Bomfim e Manex Silva disputaram a prova de cross. E o destaque foi o acreano, de 17 anos, que atualmente mora na Espanha, que acabou a prova no top 50. Mesmo com a penalidade muito mais alta nesse ano (129 em 2016 contra 179 em 2020), Manex fez o melhor resultado do Brasil em cross-country cross em Jogos da Juventude: 347,26 pontos FIS. O melhor resultado anterior era 386,53 de Altair Firmino em Lillehammer 2016.

“Estou satisfeito com a prova e muito feliz com o resultado. Para amanhã (domingo, 19), quero melhorar meu tempo”, disse Manex, melhor sul-americano na prova e que vai competir na prova de Sprint, ao lado dos outros três brasileiros, a partir das 7h30 (horário de Brasília).

O curling segue com as disputas das duplas mistas entre atletas de diferentes países na Arena de Champery. Gabriela Rogic Farias, ao lado do japonês Asei Nakahara, foi derrotada por 9 a 2 pela dupla da Alemanha/Hungria; enquanto Vitor Melo e Alina Fakhurtdinova, da Rússia, foram derrotados pela dupla da Polônia/Grã-Bretanha por 8 a 2.

Neste domingo, 19, Michael Velve e a norueguesa Nora Oestgaard enfrentam a dupla da Suécia e República Tcheca, ao passo que Letícia, ao lado de Hunter Walker, da Nova Zelândia, jogam com Canadá/Espanha.

Em Villars, Noah Bethonico realizou mais um treino oficial. Diferentemente desta sexta, 17, a pista ficou aberta o tempo todo e o brasileiro conseguiu fazer cinco descidas, quatro delas junto com outros três adversários. Noah e os técnicos Ivan Fuenzalida e Joel Certano ainda fizeram, na parte da tarde, uma análise dos vídeos que fizeram ao longo do percurso.

“Foi um ótimo treino. Eu corri com vários atletas diferentes da Austrália, dos Estados Unidos e da Alemanha. Estou muito feliz e empolgado para a competição. Ainda desci uma última vez para poder decorar certinho a pista”, disse Noah.

Em St Moritz, foram realizados os últimos treinos de Lucas Oliveira, do skeleton, e Gustavo Ferreira, do bobsled, que competem no dia 20. Gustavo tenta a classificação para a final a partir das 8h da manhã e Lucas, a partir das 10h (horário de Brasília). Neste domingo, 19, Larissa Cândido desce a lendária Olympia Bob Run a partir das 10h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS