Logo
Santiago 2023

Primeira medalha do Brasil em Santiago 2023 é no ciclismo mountain bike

Bronze de José Gabriel é a primeira do Brasil no Chile; Raíza Goulão também conquista o bronze e mountain bike tem dobradinha brasileira

Por Comitê Olímpico do Brasil

21 de out, 2023 às 09:10 | 4 min de leitura

Compartilhe via:

Na primeira competição em que se distribuía medalhas, o Time Brasil tratou de garantir a sua, a primeira do país nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. Neste sábado, 21 de outubro, José Gabriel, do mountain bike, no cross-country olímpico, cruzou a linha de chegada em terceiro lugar e conquistou a medalha de bronze. Ulan Galinski, outro brasileiro na prova, chegou na quarta colocação. A medalha de ouro foi do canadense Gunnar Holmgren e a de prata, do chileno Martín Vidaurre, muito ovacionado pelo público presente. Para completar, Raíza Goulão também conquistou o bronze, selando uma dobradinha brasileira na modalidade.

“Difícil descrever o que eu estou sentindo. São os meus primeiros Jogos Pan-americanos, e já conquistei uma medalha, logo a primeira do Brasil nos Jogos. Que ela seja um impulso para que os outros atletas brasileiros conquistem muito mais”, disse José Gabriel, num misto de alegria e cansaço, depois de uma prova muito dura, sob um frio cortante das montanhas próximas ao Club Deportivo Universidad Católica, local da competição.

Os ciclistas largaram às 9h para um circuito de sete voltas. Nas duas primeiras voltas, o brasileiro esteve entre os três primeiros colocados. Porém, os dois primeiros – que acabariam conquistando o ouro e a prata – se distanciaram. José Gabriel então mudou de estratégia, para garantir um lugar no pódio ao final.

“Eu tive alguns problemas mecânicos, e cometi também pequenos erros. Aí mudei minha rota, para poder me segurar em terceiro, e deu certo”, contou o ciclista, que em nenhum momento foi ameaçado pelo pelotão de trás.

Logo em seguida, a medalha de bronze de Raíza Goulão, conquistada à base de muito sacrifício, iniciada às 11h30. Não bastasse o forte nível das competidoras, Raíza teve uma queda durante o percurso e pensou em desistir. Levantou, montou na bicicleta e, quando percebeu, estava na sétima colocação. Foi se recuperando aos poucos, física e mentalmente, ultrapassou rivais e cruzou a linha em terceiro lugar.


Wander Roberto/COB

“Foi uma queda muito forte, pensei até que tinha rompido os ligamentos do joelho. Mas aí é aquilo, corpo e sangue estavam quentes, resolvi continuar. Esporte é assim, às vezes algo inesperado dá forças para você alcançar um bom resultado”, contou a atleta, que, como no masculino, completou o pódio ao lado da medalha de ouro Jennifer Ming, do Canadá, e Catalina Vidaurre, do Chile.

Outros dois brasileiros também estiveram em ação no mountain bike: no masculino, Ulan Galinski foi quarto colocado; no feminino, Karen Olimpio terminou a prova na quinta colocação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS