Pentatlo Moderno
HISTÓRIA
Quem pratica este esporte tem que ter muita técnica, resistência, força, concentração e velocidade. Estamos falando do Pentatlo Moderno, composto por cinco modalidades: esgrima, natação, hipismo saltos e um combinado de corrida e tiro com pistola a laser.
As raízes do pentatlo moderno estão no pentatlo antigo, um dos primeiros esportes a integrar o quadro de modalidades disputadas nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, em 708 a.C, na Grécia. Naquela época, o pentatlo era disputado com corrida, salto, lançamentos e luta.
conheça a modalidade
CURIOSIDADES
1 de 3
De acordo com registros históricos, a inserção do pentatlo nos Jogos foi uma reivindicação dos espartanos, povo guerreiro e de grande tradição militar. Eles se queixavam que as modalidades eram muito voltadas para a competição entre civis.
Criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, o barão Pierre de Coubertin, inovou e introduziu um novo formato do pentatlo nos Jogos de Estocolmo, em 1912. Depois de algumas adaptações, foi criado o pentatlo moderno praticado até hoje, composto por provas de esgrima, natação, hipismo, tiro e corrida. A palavra “moderno” foi acrescentada ao nome da modalidade justamente para diferenciá-la da sua primeira versão.
No Brasil a modalidade passou a ser praticada no ano de 1922 e por muito tempo ficou restrita ao âmbito das forças armadas, uma vez que a exigência extrema do esporte requeria uma disciplina enfática. Somente nos Jogos Olímpicos Berlim 1936 é que o Brasil teve seus primeiros representantes no pentatlo moderno: Anísio Rocha, Guilherme Catramby e Rui Pinto Duarte.
Nos Jogos Olímpicos Londres 2012, a pernambucana Yane Marques fez história ao conquistar a medalha de bronze e se tornar a primeira latino-americana medalhista olímpica da modalidade.