Tênis
HISTÓRIA
O tênis é um esporte com uma longa história. Na forma como é praticado hoje, surgiu como uma evolução natural de vários jogos antigos com bola, rede e, posteriormente, raquete.
Um das origens remete a uma brincadeira entre monges franceses, no século 12. Disputado no pátio de um mosteiro, o jogo usava as paredes e telhados inclinados como parte da quadra e a palma da mão para acertar a bola.
conheça a modalidade
CURIOSIDADES
1 de 3
Ao longo dos anos, muitas inovações foram incorporadas e o novo esporte caiu no gosto da nobreza francesa. Em pouco tempo as quadras se multiplicaram.
Acredita-se que o nascimento do jogo de tênis disputado atualmente tenha ocorrido tempos depois na Inglaterra. Após a modalidade ter se espalhado pela Europa, Wimbledon abrigou o primeiro torneio internacional, em 1877. A tradição segue até hoje e o torneio inglês é um dos mais prestigiados do mundo.
O sucesso do tênis fez com que ele fosse incluído nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas 1896. Mas o esporte foi excluído do programa entre 1928 e 1988, reaparecendo somente em Barcelona 92.
O Brasil conta com grandes nomes na história do tênis. Entre as mulheres, Maria Esther Bueno é considerada uma das maiores de todos os tempos, tendo conquistado sete títulos de Grand Slam em simples.
Entre os homens, o maior nome pode ser considerado Gustavo Kuerten, o Guga, tricampeão de Roland Garros e também primeiro do ranking por longo período.
Apesar da história incrível da dupla, a primeira medalha olímpica do Brasil no tênis só veio em Tóquio 2020, com o bronze da dupla Laura Pigossi e Luisa Stefani.