

Tênis de mesa

HISTÓRIA
O tênis de mesa foi criado na Inglaterra, no século 19, como um passatempo e com o nome que muitos conhecem até hoje: o famoso pingue-pongue. Ele surgiu como uma alternativa ao tênis de campo, para ser jogado em lugares fechados em dias chuvosos.
Os primeiros torneios oficiais dos quais existem registros foram em 1901. Já o tênis de mesa entrou em ação a partir de 1926, quando passou a ser o nome oficial da modalidade. Naquele ano também foi realizado o primeiro Mundial da modalidade, em Londres.
conheça a modalidade
CURIOSIDADES
1 de 3
Apesar do grande número de praticantes ao redor do mundo, principalmente em países populosos como China e Japão, a entrada no programa dos Jogos Olímpicos aconteceu apenas na edição de Seul 1988.
Logo o tênis de mesa se tornou uma das modalidades mais impressionantes da competição, sobretudo pela agilidade que os atletas precisam ter. A bola chega a passar de 200km/h quando está em disputa, sendo mais rápida do que qualquer outro esporte dos Jogos Olímpicos.
O tênis de mesa é amplamente dominado pelos países asiáticos, sendo a China a maior potência mundial. Mesmo assim, o Brasil também produziu grandes atletas, que obtiveram ótimos resultados nos Jogos Olímpicos e Pan-americanos ao longo dos anos, como Hugo Hoyama (dono de 15 medalhas em Pans), Claudio Kano, Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano, entre outros.