COB participa da Formação de Treinadoras promovida pela CBV em parceria com a área Mulher no Esporte
Projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento do Esporte Feminino e reuniu cerca de 40 profissionais em Saquarema (RJ)
O Comitê Olímpico do Brasil, por meio da área Mulher no Esporte, participou da Formação de Treinadoras de Vôlei de Quadra, promovida pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). O encontro foi realizado no Centro de Desenvolvimento do Voleibol em Saquarema/RJ, entre os dias 24 e 26 de novembro, e contou com a presença de 38 profissionais.
A capacitação foi consequência das reflexões entre COB e CBV durante o Programa de Mentoria das Confederações para planejamento de iniciativas formativas para treinadores/as, realizado pela área de Desenvolvimento Esportivo em 2020. Na ocasião, a CBV realizou pesquisa com treinadoras de voleibol para compreender as dificuldades e obstáculos que elas enfrentam para atuar no alto rendimento.
O módulo presencial foi o encerramento do projeto que também contou com 4 módulos on-line com o objetivo de proporcionar novos conhecimentos para que mais mulheres possam assumir cargos de liderança no esporte, incluindo posições nas comissões técnicas. Foram abordados temas como: Treinamento Esportivo; Performance de Atletas Mulheres; Ginecologia do Esporte; Psicologia do Esporte e Nutrição.
A convite da CBV, a supervisora da área de Desenvolvimento Esportivo do COB, Taciana Pinto, além das gestoras esportivas Julia Silva e Soraya Nobre, da área Mulher no Esporte, realizaram uma apresentação sobre o tema e falaram do trabalho desenvolvido nos últimos meses.
Dando continuidade aos projetos realizados com o suporte do COB por meio do Edital de Desenvolvimento do Esporte Feminino, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) realizará nos dias 6,7 e 8 de dezembro, em Santo André/SP, o 1º Camp de Basquete 3x3 Feminino. O treinamento prevê a participação de 30 atletas e 50 profissionais entre treinadoras, preparadoras físicas, e outras profissionais das equipes interdisciplinares. Além do treinamento prático, haverá palestras e mesas-redondas com temas relevantes à inserção e permanência da mulher no esporte.
O Edital deu suporte também a projetos de Atletismo, Rugby, Wrestling, Nado Sincronizado, Vela e Tiro com Arco, além do Voleibol e Basquete 3x3.