Com apoio da Neoenergia, programa de Mentoria para Treinadoras do COB chega ao fim com debates relevantes
Treinadoras participantes do MIRA (Mentoria Individualizada para Reflexão e Ação) receberam certificados e avaliaram positivamente a ação realizada ao longo de 2024
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) promoveu nestas quarta e quinta, 18 e 19 de dezembro, o 2º Encontro Presencial do Programa MIRA (Mentoria Individualizada para Reflexão e Ação) para treinadoras. O evento - que também serviu como encerramento da primeira turma do projeto – foi realizado no Centro de Treinamento do COB, na zona oeste do Rio de Janeiro, e contou com uma programação voltada ao desenvolvimento de treinadoras esportivas no país. A abertura do evento contou com a presença de representante da Neoenergia, patrocinadora do COB e que tem como um de seus pilares o empoderamento feminino, e com Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento Esportivo e Ciências do Esporte.
“Ampliamos a visão da Mulher no Esporte. Não é só dar mais chances de treinamento e, consequentemente, de melhorar a performance. É dar mais espaço para as mulheres em todas as esferas. Dando oportunidade teremos, em breve, um ambiente mais igualitário. Acredito que as Confederações hoje têm ferramentas para seguir nesse caminho de desenvolvimento. Agradeço a parceria da Neonergia e ao Presidente Paulo Wanderley porque sem o apoio da alta direção, não conseguiríamos fazer esse tipo de projeto”,
disse Kenji Saito.
Treinadoras participam do encerramento do Programa MIRA - Foto: Grazie Batista/COB
As participantes dessa primeira edição do MIRA são: Alexandra Cardoso , do tiro com arco; Bruna Rodrigues, do basquete 5x5; Fabiana Silva, do badminton; Gabrielle Moraes, da ginástica rítmica; Hélia Souza "Fofão", do vôlei; Luiza Fantoni, da natação e águas abertas; Maria Portela, do judô; Nayara Pontes, do vôlei de praia; Rafaela Turola, do rúgbi; e Sandra Crul, do atletismo.
O time de mentores é composto por Carla Antonucci, da CBHb, Bacharel em Esporte e Nutrição, Treinadora e Gestora Esportiva; Gabriel Cénamo, Gerente de Treinamento e Educação da CBRu e Bacharel em Educação Física; e Elinai Freitas, Gestora Esportiva da CBTri, Treinadora e Doutora em Educação Física. O trio, que foi certificado pelo COB no Programa de Formação de Coach Developers realizado pela área de Desenvolvimento Esportivo, é supervisionado por Paula Korsakas, Consultora em Esporte e Desenvolvimento Humano, Doutora em Educação Física e Master Coach Developer formada pela NCDA – Japão e de Larissa Galatti, Doutora e Livre Docente pela UNICAMP responsável pelo convênio de pesquisa firmado com o COB.
10 treinadoras participaram da primeira turma do programa de mentoria - Foto: Marina Ziehe/COB
Desde maio cada uma das 10 treinadoras vem recebendo mentoria de especialistas na identificação de oportunidades de desenvolvimento a partir da compreensão de sua trajetória individual. Em parceria com as confederações, o programa oportunizou atividades de mentoria in loco. Além disso, algumas delas puderam acompanhar seleções brasileiras em competições internacionais e, claro, trocarem presencialmente nos dois encontros realizados, em Limeira (SP) e no Rio de Janeiro. Luiza Fantoni foi a escolhida para falar em nome da turma na abertura do Encontro.
“Muitas vezes as aflições femininas não encontram eco nos colegas homens. É preciso ser acolhida, compreendida, mas, principalmente, não ser desacreditada frente a várias situações do dia a dia. Foi isso que encontramos nesse programa, uma rede de apoio, que só de ter sida criada já mostra a importância do espaço para a mulher no esporte. Reiteramos a importância da continuidade desse projeto para que ele atinja mais treinadoras, que esse espaço siga aberto para que mais mulheres ocupem cargos de liderança. E agradecer a todas as mulheres que estão aqui por não desistirem. Vocês são exemplos”, comentou.
Luiza Fantoni, treinadora de águas abertas e natação, foi a oradora da turma - Foto: Grazie Batista/COB
A agenda do 2º Encontro Presencial do MIRA incluiu diversas atividades como a palestra “Cheguei, Chegando: Minhas Potencialidades como Treinadora” e dinâmicas em equipe realizadas na praia, que ocorreram na quarta-feira, 18. Nesta quinta, 19, os debates abordarão temas importantes, como “Velas ao Vento” com a participação da treinadora de vela bicampeã olímpica Martha Rocha, que passou pela formação do COB de Coach Developer com foco em desenvolver treinadoras e “Estamos Prontas! Cenários ideais e possíveis na prática das treinadoras”. Um dos pontos altos do encontro foi a troca com gestoras do COB, que precedeu uma sessão dedicada ao debate dedicado a "Carreira e Redes de Suporte".
Os objetivos deste último encontro foram refletir sobre o processo de mentoria realizado nos últimos 7 meses e projetar a continuidade da carreira das treinadoras considerando os próximos desafios profissionais.
“O MIRA é parte de um movimento das mulheres no esporte que vem acontecendo no mundo todo. Depois de tantos anos de proibição da prática de esporte por mulheres no Brasil, temos um programa para dar às mulheres treinadoras a oportunidade de refletir sobre quem elas são, o que são capazes e o que é necessário para continuarem se desenvolvendo profissionalmente. Juntas podemos viver a potência de estarmos em coletivo, criando conexões. Não tenho dúvidas de que esse é um primeiro passo, mas que já trouxe impactos positivos para o esporte brasileiro”, analisou Taciana Pinto, gerente de Desenvolvimento e Mulher no Esporte do COB.
"Juntas podemos viver a potência de estarmos em coletivo, criando conexões", disse Taciana Pinto - Foto: Grazie Batista/COB
O segundo encontro complementa o primeiro encontro presencial do MIRA, realizado nos dias 19 e 20 de setembro, no campus de Limeira (SP) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), da Universidade de Campinas.
O que é o Programa MIRA?
MIRA significa Mentoria Individualizada Reflexão e Ação, mas também é uma analogia com alvo, com o que o COB quer atingir. Os objetivos do MIRA são: estimular consciência e reflexão; estabelecer metas individuais para aprimoramento de competências especificas; promover aprendizagens contextualizadas na atuação prática com ênfase em seus desafios cotidianos; articular conhecimentos profissional, interpessoal e intrapessoal e fortalecer rede de suporte.
Mulher no Esporte
Área criada pelo COB em 2021 para fomentar o desenvolvimento de atletas, treinadoras, gestoras, profissionais de equipe multidisciplinar e árbitras do ecossistema esportivo do Brasil. Alinhada à estratégia do Comitê (objetivos 4.5 e 2.7), a área almeja incrementar os resultados esportivos através da equidade de gênero no esporte, sempre na busca por uma cultura de inclusão e reconhecimento da mulher em todos os âmbitos esportivos.