Logo
COB

Comissão Mulher no Esporte do COB realiza reunião presencial e debate caminhos para o colegiado

Encontro no Centro de Treinamento do Comitê Olímpico do Brasil marcou o ingresso de quatro novos integrantes do grupo, entre eles os diretores Kenji Saito e Ney Wilson

Por Comitê Olímpico do Brasil

8 de out, 2024 às 14:00 | 5 minutos de leitura

Compartilhe via:

A Comissão Mulher no Esporte do Comitê Olímpico do Brasil (COB) realizou seu segundo encontro presencial em 2024. Nesta quarta-feira, 02, 14 integrantes do colegiado se reuniram no Centro de Treinamento do COB, no Parque Aquático Maria Lenk, para uma tarde de atualizações, apresentações e debates. Houve também a participação de Julia Barreira, pesquisadora da Unicamp, que falou sobre os desafios e ações para promover a equidade de gênero no esporte.

“Com a entrada de novas/os membras/os, entendemos que seria importante trazermos a Julia Barreira para falar sobre o contexto da mulher no esporte e o que os estudos apontam. Ela já estuda o assunto há algum tempo e trouxe algumas provocações muito interessantes”, disse Julia Silva, gestora da área da mulher no esporte.

A Comissão Mulher no Esporte do COB foi criada em 2022 para que, de forma interdisciplinar, pessoas de diversas áreas de atuação no meio esportivo pudessem contribuir com sugestões e informações relacionadas ao Movimento Olímpico, sob a perspectiva da mulher no esporte. Por isso, a composição conta com:
- Alessandra Nobrega, Representante da Diretoria Jurídica;
- Camila Dantas, Representante da Presidência;
- Julia Silva, Representante da área Mulher no Esporte da Diretoria de Desenvolvimento e Ciências do Esporte;
- Kenji Saito; Representante da Diretoria de Desenvolvimento e Ciências do Esporte;
- Mariana Mello, Representante da Diretoria de Alto Rendimento;
- Mariana Raad, Representante da Diretoria de Marketing;
- Martha Rocha, da Vela, Representante das Treinadoras Esportivas (membra externa);
- Natália Lacerda, Representante da Diretoria de Administrativa e Financeira;
- Ney Wilson, Representante da Diretoria de Alto Rendimento;
- Soraya Carvalho, gerente do IOB e Representante da Diretoria Geral;
- Taciana Pinto, Representante da Diretoria de Desenvolvimento e Ciências do Esporte;
- Tathiana Parmigiano, Representante dos Profissionais de Saúde do Esporte (membra externa);
- Valeska Menezes, a Valeskinha, Representante dos Atletas de Alto Rendimento (membra externa);
- Valter França, Representante da Diretoria de Comunicação.

A presença de três homens na Comissão, tem a ver com um dos principais temas debatidos no encontro: a importância de “aliados” em busca da equidade de gênero

“Os homens têm papel fundamental na Comissão Mulher no Esporte. Historicamente, os homens estão em posição de liderança e são formadores de opinião. Dessa forma, sem a participação e o engajamento dos homens, o avanço em prol da igualdade, de acesso a oportunidades, da criação de ambientes seguros e justos se torna muito mais demorado e difícil. Os homens são importantes aliados na agenda da incorporação de meninas e mulheres no esporte”, disse Soraya Carvalho.

Depois da abertura onde os novos integrantes da Comissão - Kenji Saito, Ney Wilson, Mariana Raad e Camila Dantas – foram apresentados aos demais, houve uma atualização das ações realizadas pela Área Mulher no Esporte. Entre elas, se destacam  o Programa Mentoria Individualizada para Reflexão e Ação (MIRA) para treinadoras, que está em sua primeira edição; o Programa de Desenvolvimento do Esporte Feminino (PDEF), que pelo segundo ano distribuiu recurso para projetos esportivos exclusivos para modalidades femininas através de Edital; a tradução das Diretrizes de Representação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para o português; a criação da Política de Equidade de Gênero do Comitê Olímpico do Brasil; e o curso online “Equilibrando o Jogo: Igualdade de Gênero no Esporte”, uma parceria com o Instituto Olímpico Brasileiro – área de educação do COB.

O objetivo dessa primeira reunião com essa nova composição foi discutir o papel dos membros, o escopo da atuação da comissão e como essa atuação acontecerá.

“Eu me ofereci para participar da Comissão Mulher no Esporte porque sempre acreditei no potencial dessa parceria. Tive a oportunidade de aprender muito com diversas profissionais, treinadoras e atletas de alto rendimento e acredito firmemente que, com a devida qualificação, basta darmos as oportunidades para que elas abram ainda mais espaço no Movimento Olímpico. Os debates nessa primeira reunião foram nesse sentido e o saldo é mais do que positivo. Vamos seguir trabalhando”, completou Ney Wilson.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS