Logo
Lausanne 2020

Matheus Figueiredo será o chefe da Missão Brasileira em Lausanne 2020

Faltando 50 dias para o início dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, COB anuncia presidente da CBDG como líder da delegação. Evento será realizado de 9 a 22 de janeiro

Por Comitê Olímpico do Brasil

20 de nov, 2019 às 10:17 | 7 min de leitura

Compartilhe via:

Os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Lausanne 2020 estão chegando. Faltando apenas 50 dias para o início da competição, o Comitê Olímpico do Brasil anunciou o nome do chefe da Missão Brasileira. Matheus Figueiredo, presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo, será o líder da delegação no evento que será realizada de 09 a 22 de janeiro, na Suíça. A previsão é que o Brasil leve 14 atletas para o primeiro evento multiesportivo do ano olímpico.

“É um orgulho muito grande ser o Chefe de Missão do Time Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude. É uma alegria imensa poder representar o Brasil nos diversos eventos que vão ocorrer nos Jogos Olímpicos é uma alegria imensa. Da mesma forma tem uma responsabilidade muito grande de conseguir dar suporte para que tudo dê certo com a delegação”, disse Matheus, que já tem a experiência de ter atuado como chefe de equipe nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, na Coreia, em 2018. “Que o Brasil possa ficar marcado nesses Jogos por sua alegria, sua energia e suas cores vibrantes”, completou.

Matheus participou como aluno do Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE) em 2013/2014 e do de Gestão do Esporte e Planejamento Estratégico em 2014/2015 e como professor no curso de Gestão Avançada do Esporte com foco em Planejamento Estratégico 2016/2017 e foco em Compliance 2017/2018, todos os cursos homologados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e gerenciados pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB). Além de presidente da CBDG, Matheus também é membro do Conselho de Administração do COB e do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Golfe.

O Brasil já tem cinco vagas confirmadas na competição. Quatro delas são da equipe de curling misto e a outra é de Noah Bethonico, no snowboardcross. O jovem de 15 anos conquistou a vaga ainda em março, graças ao top 20 no Mundial Júnior em Reiteralm (AUT).

Esse mês a equipe mista de curling está passando por um período de treinamentos com cinco nomes, para definir os quatro que irão para Lausanne 2020. As duas representantes no feminino já estão definidas: Gabriela Rogic Farias e Leticia Cid. No masculino, Vitor Melo, Nuno Rodrigues e Michael Conner Velve disputam as outras duas vagas na equipe.

A delegação brasileira pode chegar a 14 atletas, porque o Brasil ainda disputa vagas no esqui cross country, no biathlon, no bobsled e no skeleton até dezembro.

Programação Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Lausanne 2020
Biatlo: 11, 12, 14 e 15 de janeiro, a partir das 10h30, no Les Tuffes Nordic Center.

Curling: Equipes mistas de 10 a 16 e duplas mistas multinações de 18 a 22, a partir das 10h, no Champéry Curling Arena.

Esqui Cross Country: 18,19, 21 e 22 de janeiro, no Vallée de Joux Cross-Country Center.

Monobob: 19 e 20 a partir das 14h, no Olympia Bob Run de St. Moritz.

Skeleton: 19 e 20 a partir das 12h, no Olympia Bob Run de St. Moritz.

Snowboardcross: 20 e 21 de janeiro a partir das 11h (no horário local), no Villars Winterpark.

Mapa/programação completa: https://yog2020.s3.eu-west-3.amazonaws.com/files/5051/L2020_PublicSchedule_02.pdf

Os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude
Os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Lausanne 2020 contarão com um número igual de atletas masculinos e femininos. Cerca de 1.880 atletas competirão em 08 esportes, sendo 16 disciplinas, e em 81 eventos de medalhas durante os 13 dias de competição. Além dos esportes olímpicos de inverno tradicionais, como esqui alpino, biatlo, esqui cross-country, curling, patinação artística, esqui freestyle, hóquei no gelo, luge, combinado nórdico, patinação de velocidade em pista curta, skeleton, salto de esqui, snowboard e patinação de velocidade, Lausanne 2020 contará com outros específicos como monobob e esqui de montanhismo.

Lausanne 2020 será a terceira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude. A primeira edição foi realizada em 2012, em Innsbruck, na Áustria. O evento reuniu cerca de mil atletas de mais de 60 países, disputando 15 modalidades esportivas. O Time Brasil foi representado por dois atletas de 15 anos: a paulista Eliza Nobre, 42ª no slalom gigante; e pelo cearense Tobias Macedo, 33ª posição no geral do slalom especial, e em 9º entre os atletas de sua idade, sendo o melhor sul-americano.

Lillehammer 2016 reuniu cerca de 1.100 atletas de 70 países disputaram 15 modalidades, algumas com formato inédito. O Time Brasil foi representado por dez atletas: Altair Firmino, no esqui cross country; Michel Macedo, no esqui alpino; Laura Nascimento e Robert Barbosa, no skeleton; Jéssica Victoria e Marley Linhares, no monobob; e uma equipe de curling formada por Elian Rocha, Giovanna Barros, Raissa Rodrigues e Victor Santos.

Destaque para o 15º lugar obtido por Michel Macedo no Super-G. Esta foi a melhor colocação do esqui alpino brasileiro em eventos olímpicos, de jovens ou adultos. No monobob, Marley Linhares e Jéssica Victória chegaram ao oitavo e nono lugares, respectivamente, mostrando talento na pilotagem a mais de 110km/h. Marley, inclusive, é uma das apostas do Time Brasil como piloto para Pequim 2022.

Além das disputas por medalha, os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude têm um extenso programa cultural e educativo, que introduziu de forma lúdica os jovens atletas de 15 a 18 anos ao Olimpismo e aos Valores Olímpicos, além de sensibilização para questões importantes, tais como os benefícios de um estilo de vida saudável e a luta contra o doping.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS