Mais que amigos, irmãos! Alagoanos exaltam parceria no vôlei de praia e na vida
Arthur Ricardo e Júnior Cabral se conhecem desde os cinco anos de idade e comemoram o acesso do estado de Alagoas à primeira divisão da modalidade nos Jogos da Juventude
Sintonia, união e entrosamento são elementos fundamentais para o sucesso de uma dupla. Arthur Ricardo e Júnior Cabral, de 15 e 16 anos, são a prova disso. Além da relação dentro das quadras do vôlei de praia, os alagoanos nutrem uma amizade que vem da infância.
Os dois se conheceram quando tinham cinco anos de idade. Desde então, nunca mais se desgrudaram. Arthur e Júnior estudam na mesma escola, o Instituto Federal de Alagoas, treinam juntos há mais de cinco anos e são praticamente vizinhos.
“Somos como irmãos. Para todos os lugares que vamos estamos sempre juntos e são poucos os dias que estamos separados. Um completa o outro. Eu sou mais calmo e tranquilo, já o Arthur é mais agitado. Ele representa muito para mim e se algum dia alguém fizer mal a ele, vou ser o primeiro a defendê-lo”, contou Júnior.
“O júnior e eu temos uma parceria muito grande. Nunca brigamos nesse tempo todo que nos conhecemos. O que sinto por ele é um carinho enorme. Ele sempre me apoia, me coloca para cima e sou muito grato pelo que ele fez por mim. Hoje tento ajudá-lo da mesma forma que ele me ajudou no início do esporte”, completou Arthur.
A parceria refletiu no acesso do estado de Alagoas à primeira divisão do vôlei de praia nos Jogos da Juventude. Isso porque Arthur e Júnior venceram nesta quarta-feira, 13, a dupla do estado do Pará por 2 sets a 0 (21/19 e 21/16). Com o resultado, eles avançaram para a semifinal, que será realizada nesta quinta-feira, 14, contra o Sergipe.
“Está sendo muito gratificante participar dessa competição a nível nacional. Com fé em Deus vamos jogar novamente e dar nosso melhor. O primeiro objetivo foi concluído, que é o acesso, e agora vamos buscar a medalha”, reforçou Júnior.
Antes do vôlei de praia a dupla fazia futebol, também juntos. Mas surgiu o Instituto Ideia, projeto que atende a mais de 200 crianças de 8 a 14 no município de São José da Tapera, distante 240km da capital Maceió. E foi assim que eles iniciaram na modalidade.
“Eles foram um dos primeiros alunos desse projeto e hoje são o espelho para a garotada, pois são os que participam de competições pelo Brasil, além de terem conseguido ingressar em um Instituto Federal. É gratificante ser treinador deles e participar dessa iniciativa que leva o esporte para muitas crianças do sertão de Alagoas. Nosso projeto é um meio e não um fim. É um caminho para que eles consigam, por meio do esporte, serem melhores cidadãos, alcancem uma universidade e tenham um bom emprego”, disse o técnico João Antônio, o “Toninho”, como é conhecido entre eles.
Assim que terminarem a participação nos Jogos da Juventude, os atuais vice-campeões da Copa do Nordeste vão disputar o Campeonato Brasileiro Sub-17, em Fortaleza (CE), na semana que vem.
“Pelo que estamos fazendo nos Jogos da Juventude e saber que conseguimos chegar no alto nível do vôlei de praia, a expectativa para o brasileiro é grande. Foram semanas intensas de treinos e chegar em duas competições com os melhores atletas da nossa faixa etária é motivo de orgulho para nós. Vamos dar o nosso melhor e buscar pontuar no ranking nacional”, concluiu Arthur.
Vôlei de Praia nos Jogos da Juventude
As disputas do Vôlei de Praia nos Jogos da Juventude estão sendo realizadas no Clube Magic Gardens, em Ribeirão Preto. Nesta quinta-feira, 14, os campeões da modalidade, tanto no feminino, quanto no masculino, serão conhecidos. Além disso, também haverá as disputas pelo bronze. Os jogos contam com transmissão, ao vivo, pelo Canal Olímpico do Brasil e Youtube do Time Brasil.