Logo
RemoRemo

Remo

Ornamento

HISTÓRIA

A quantidade de energia exigida para essa modalidade é enorme. Estamos falando do remo, esporte que envolve muita, muita força e resistência de seus competidores. A modalidade consiste na propulsão de um barco utilizando remos fixados por seus tripulantes. Eles sentam-se de costas para a direção do movimento. O objetivo é cruzar a linha de chegada na frente com a proa do barco.

A origem do remo é muito antiga. Surgiu primeiro como meio de transporte no Egito, Grécia e Roma antiga. Como esporte, as primeiras competições datam entre os séculos 17 e 18, nas universidades inglesas de Oxford e Cambridge. Uma regata de cinco milhas realizada no rio Tamisa, na Inglaterra, em 1776, é considerada como um marco no esporte. 

conheça a modalidade

Video

CURIOSIDADES

medalhas olimpicas

Assim como as universidades britânicas, Flamengo, Vasco e Botafogo têm uma longa ligação com o remo. Antes de serem times de futebol, os clubes cariocas eram equipes de remo

medalhas olimpicas

Outros clubes brasileiros ligados ao futebol, como Corinthians, Sport, Vitória (BA), Remo, Tuna Lusa, Paysandu (PA), Náutico (PE) e América (RN), também têm forte ligação com o remo

medalhas olimpicas

Sir Steve Redgrave, da Grã-Bretanha, é considerado o maior remador de todos os tempos. O atleta tem seis títulos de campeão mundial, além de cinco medalhas de ouro e uma de bronze em cinco Jogos Olímpicos

medalhas olimpicas

No feminino, a Elisabeta Lipa, da Romênia, também ganhou cinco medalhas olímpicas de ouro, além de duas de prata e uma de bronze. Suas conquistas aconteceram entre Los Angeles 1984 e Atenas 2004

1 de 4

Os ingleses foram os responsáveis pela difusão do remo como esporte em todo o mundo. Foram eles que fundaram o primeiro clube de remo, o Leander Club, em 1817. As regatas se espelharam rapidamente na Europa e chegaram aos Estados Unidos, que, a partir do modelo inglês, passaram também a fazer disputas universitárias entre as faculdades de Harvard e Yale. Em 1892, foi criada, em Turim, a Fédération Internacionale dês Sociétés d’Aviron (FISA). 

O remo não foi incluído nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna por causa das condições climáticas, mas esteve presente nos Jogos seguintes, em Paris 1900. Desde então, não saiu do programa de competições. 

No Brasil, a modalidade se popularizou no século XIX, com a primeira regata de que se tem registro disputada entre escaleres e baleeiras na enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro, em 1851. Nas décadas seguintes surgiram vários clubes e sociedades de regatas, com provas comemorativas realizadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, São Paulo e Pernambuco. 

Existem duas categorias: a palamenta dupla, em que o atleta segura cada remo em uma mão, e a palamenta simples, na qual o competidor segura um único remo com as duas mãos. Em ambas é necessário um trabalho bastante coordenado de força nos braços e pernas para remar e fazer o barco avançar.

O barco de oito remadores ainda tem uma singularidade. Um atleta fica como timoneiro. Ele dirige o barco e comanda a tripulação. 

O remo geralmente é disputado em uma lagoa ou rio, e cada barco vai em uma raia, separadas umas das outras por boias que indicam a distância do percurso. 

Entidades esportivas responsáveis