Vela
HISTÓRIA
Chamada de iatismo até os anos 2000, a vela é uma das modalidades mais tradicionais dos Jogos Olímpicos. Ela faz parte do programa da competição desde a primeira edição dos Jogos da Era Moderna, em Atenas 1896. Entretanto, naquele ano as provas não foram realizadas por conta do mau tempo. Assim, as disputas começaram de fato em Paris 1900 e até hoje só ficaram fora em St. Louis 1904.
A vela chegou ao Brasil no fim do século 19, trazida por descendentes de europeus. O primeiro clube dedicado ao esporte no país foi o Iate Clube Brasileiro, no Rio de Janeiro, em 1906. Porém, a primeira competição nacional só aconteceu quase 30 anos depois, em 1935.
conheça a modalidade
CURIOSIDADES
1 de 4
O que pouca gente imaginava é que ali estavam sendo dados os primeiros passos para o que posteriormente viria a ser uma das maiores potências olímpicas do Brasil. Uma trajetória de muitas conquistas, pódios, momentos inesquecíveis e ídolos.
A vela é o esporte que mais deu medalhas de ouro para o Brasil na história dos Jogos Olímpicos. Até o início da edição Paris 2024, foram oito ouros conquistados nas águas do mundo. O atletismo, segundo colocado no quesito, tem cinco.
A modalidade conta com cerca de 100 classes diferentes. Entretanto, as que fazem parte do programa olímpico mudam com frequência. Os Jogos Paris 2024 contarão com dez. São elas: Laser, Laser Radial, 49er, 49erFx e Nacra 17, que foram mantidas de Tóquio. As novidades são Fórmula kite (masculino e feminino), IQFoils (masculino e feminino) e 470 mista.
As classes são definidas pelos tipos de barco, vela, entre outras especificidades.