Logo
Time Brasil

Bala Loka de volta às pistas: ciclista supera lesão no cotovelo e projeta ciclo olímpico ainda melhor no BMX Freestyle

Revelação do ano no Prêmio Brasil Olímpico 2024 faz clínica para jovens na COB Expo, antes de viajar para a disputa do Mundial e de etapas da Copa do Mundo

Por Comitê Olímpico do Brasil

24 de set, 2025 às 19:18 | 4 minutos de leitura

Compartilhe via:

Depois de passar por cirurgia no cotovelo, Gustavo Bala Loka está de volta às pistas e marca presença na COB Expo 2025 (Jonne Roriz/COB)

Depois de passar por cirurgia no cotovelo, Gustavo Bala Loka está de volta às pistas e marca presença na COB Expo 2025 (Jonne Roriz/COB)

Gustavo Bala Loka viveu um turbilhão de sentimentos desde os Jogos Olímpicos Paris 2024. A alegria pelo sexto lugar na prova de BMX Freestyle contrastou com a tristeza após sofrer uma queda em um treino, que o fez encarar a primeira cirurgia na carreira. A recuperação do cotovelo esquerdo não foi tão simples quanto o ciclista esperava e foram necessárias outras três pequenas intervenções cirúrgicas. Mas, passados alguns meses, o atleta de 23 anos voltou às pistas e ao alto nível, sem qualquer receio de uma nova lesão.

“Estou muito feliz, 100% recuperado e nem penso mais no meu braço. Já venho trabalhando cada vez mais porque ano que vem começa a corrida olímpica e quero melhorar este sexto lugar de Paris. Vou treinar cada vez mais para ganhar a medalha olímpica”, disse.

Bala Loka é uma das principais atrações da terceira edição da COB Expo, em São Paulo. Na abertura do evento, ele realizou uma apresentação de BMX Freestyle e uma clínica para jovens ciclistas, ao lado da namorada Duda Penso, outra atleta brasileira de destaque, e do argentino José Torres Gil, atual campeão olímpico da prova.

Um dos motivos para o entusiasmo de Bala Loka pós-cirurgia vem do suporte recebido pelo COB e pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) neste início de ciclo olímpico. Até o final do ano, o atleta terá uma série de compromissos internacionais, como: a etapa de Xangai (China) da Copa do Mundo, de 16 a 19 de outubro; o Mundial de Riad (Arábia Saudita), entre 4 e 8 de novembro; e a final da Copa do Mundo em Sakai (Japão), de 27 a 30 de novembro da Copa do Mundo.

“Venho recebendo este apoio fundamental, que ajuda a me manter com foco total nos treinos, ter o suporte de fisioterapeuta e fazer as viagens. Participar destas competições é o que vai me permitir somar pontos no ranking e ser um dos melhores atletas do mundo”, celebrou.

Além dos campeonatos neste fim de ano, o planejamento elaborado por COB e CBC prevê que Bala Loka, após a Copa do Mundo em Xangai, vá até a Austrália para treinar algumas semanas com o campeão olímpico de Tóquio 2020, Logan Martin.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS