Em parceria com o COB, PANAM realiza Seminário de Desenvolvimento Esportivo no Rio de Janeiro
Evento recebe representantes dos 41 países das Américas
A PANAM Sports, em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), realiza nesta semana, entre os dias 21 e 24 de agosto, o Seminário de Desenvolvimento Esportivo da entidade. O evento tem como base o Hotel Windsor Marapendi, no Rio de Janeiro, e reúne representantes dos 41 países das Américas.
Nesta terça-feira, 22, o Presidente do COB, Paulo Wanderley, fez a abertura oficial do Seminário e falou sobre a importância do desenvolvimento esportivo.
"É uma honra receber a todos aqui no Rio de Janeiro. Este seminário aborda um tema que acreditamos ser de grande relevância para o Movimento Olímpico, brasileiro e internacional. Para que tenhamos um desenvolvimento esportivo no alto rendimento de forma sustentável e duradoura é necessário um trabalho integrado entre as diferentes organizações do sistema, começando pela base. Espero que todo esse intercâmbio de informações seja inspirador e fortaleça o Movimento Olímpico", falou.
A solenidade de abertura também contou com a participação de Jimena Saldaña, secretária-geral e CEO da PANAM, que explicou um pouco dos objetivos da entidade com o evento.
"É muito importante para todos nós apoiar o desenvolvimento do esporte de alto nível, seja de atletas, treinadores, órgão técnicos, médicos... Estamos muito orgulhosos de ver como nossos atletas trabalham nas competições. Temos que incentivar cada vez mais esse desenvolvimento", disse ela.
"Esse intercâmbio aqui vai nos permitir experimentar novas técnicas, que ajudarão muito no desenvolvimento dos atletas em vários aspectos. Vai ser uma troca de opiniões, vamos compartilhar experiências. A participação dos comitês é muito importante para chegarmos aos nossos objetivos. Espero que todos saiam daqui com novas expectativas, conhecimento e novos pontos de vista", declarou.
O desenvolvimento esportivo é visto como um pilar fundamental dentro da PANAM Sports e conta com Rogério Sampaio, diretor-geral do COB, como Presidente da Comissão de Desenvolvimento Esportivo da entidade. Ele também participou do evento e explicou seu trabalho nessa função.
"Estamos conseguindo dividir a importância de obtermos informações, para buscarmos estratégias para desenvolver um plano de longo prazo, que tem como objetivo buscar a melhora de rendimento, tanto em nível pan-americano como nos Jogos Olímpicos, dos países do continente", explicou.
"São países distintos, com problemas diferentes, cada um com o seu, suas dificuldades, mas entendemos que com mais informação, a estratégia pra tomada de decisão fica mais fácil de ser assertiva. Em um universo esportivo, onde o recurso é sempre escasso e as necessidades são muitas, a tomada de decisão certa é fundamental para obter resultados melhores", completou.
O evento contou também com duas palestras de Leandro Mazzei, professor Doutor do curso de Ciências do Esporte na Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A primeira foi sobre os conceitos essenciais para o êxito esportivo internacional. Já a segunda teve como tema o desenvolvimento do esporte de elite nos Comitês Olímpicos dos países das Américas.
Na sequência, o especialista Andy Van Neutegem fez uma apresentação sobre o programa de desenvolvimento esportivo do Canadá.
Por fim, Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte, e Taciana Pinto, supervisora de Desenvolvimento Esportivo, realizaram uma palestra para mostrar o case do COB com o inédito Modelo de Desenvolvimento Esportivo da entidade e os Jogos da Juventude.
A programação do Seminário continua nesta quarta-feira, com exercícios esportivos pela manhã, visita dos participantes ao Centro de Treinamento do COB, uma mesa redonda para debate sobre desenvolvimento esportivo no local, entre outras atividades.