Logo
Jogos da Juventude

Jogos da Juventude CAIXA têm números grandiosos e logística de megaevento

João Pessoa receberá 130 toneladas de materiais esportivos de 10 cidades diferentes para a disputa de 18 modalidades olímpicas

Por Comitê Olímpico do Brasil

7 de nov, 2024 às 12:00 | 4 minutos de leitura

Compartilhe via:

Atletas no Centro de Convivência dos Jogos da Juventude. Foto: Alexandre Loureiro/COB

Atletas no Centro de Convivência dos Jogos da Juventude. Foto: Alexandre Loureiro/COB

O esporte brasileiro vai se encontrar em João Pessoa, de 13 a 28 de novembro, para os Jogos da Juventude CAIXA 2024. A competição, que reúne os melhores atletas do país de 15 a 17 anos em 18 modalidades olímpicas, é um enorme desafio logístico a cargo de funcionários e colaboradores do Comitê Olímpico do Brasil (COB), em parceria com o governo da Paraíba.

“A cada ano o COB vem aprimorando a organização dos Jogos da Juventude. É um grande evento, que mobiliza diversas áreas e envolve milhares de profissionais. Nossa operação conta com o apoio fundamental do governo local, que apresentou todas as garantias para realizarmos um evento de alta qualidade. A excelência que buscamos na organização dos Jogos da Juventude é motivo de muito orgulho para o COB e tenho certeza de que em João Pessoa realizaremos mais uma etapa de muito sucesso”, declarou Kenji Saito, diretor dos Jogos da Juventude CAIXA.  

Para a edição deste ano, foram contratados 27 hotéis, em um total de 34.650 diárias de hospedagem para os mais de 4 mil atletas, mais de 750 treinadores, 558 árbitros contratados, e diversas outras pessoas envolvidas.

“Esse é um dos desafios para escolher a sede dos Jogos. Um dos pontos principais é a rede hoteleira, que tem que comportar blocos de cerca de 2,5 mil pessoas. Para que a organização seja boa, temos que manter uma delegação inteira no mesmo hotel, para que os atletas possam ter melhor acompanhamento de seus dirigentes. Em média a gente precisa de 25 hotéis, ocupando 100 leitos cada”, detalhou Cassius Duran. coordenador de Logística e Infraestrutura dos Jogos da Juventude CAIXA.

Além dos mais de 4,2 mil atletas que irão à capital da Paraíba saídos de 26 estados, mais o Distrito Federal, 130 toneladas de materiais esportivos vão sair de 10 cidades distintas até a cidade-sede do torneio.
 

Montagem do Centro de Convivência. Foto: Alexandre Loureiro/COB
Montagem do Centro de Convivência. Foto: Alexandre Loureiro/COB

 

“A gente conta com a parceria das confederações nacionais e precisa adequar os Jogos da Juventude ao calendário de competições das modalidades, para que os melhores atletas possam estar aqui e a gente possa utilizar os melhores materiais da melhor forma possível. São de 10 a 15 caminhões, com materiais do COB e das confederações”, explica Cassius, ex-atleta olímpico de saltos ornamentais. 

Esse material será distribuído em 27 instalações esportivas, espalhadas em nove endereços ao longo da cidade de João Pessoa. Uma enorme operação logística é executada para que tudo funcione bem.

E todo esse pessoal precisa comer, e comer bem. Por isso, mais de 70 mil refeições serão servidas ao longo de todo o evento, para mais de 6 mil pessoas diretamente envolvidas na competição, em 22 áreas funcionais distintas.
 

Atletas no refeitório dos Jogos da Juventude. Foto: Alexandre Loureiro/COB
Atletas no refeitório dos Jogos da Juventude. Foto: Alexandre Loureiro/COB


Só o COB terá 72 pessoas trabalhando no comitê organizador, que também conta com outras 104 colaboradores externos. 

O processo seletivo para os Jogos da Juventude Caixa, realizado pelas 27 unidades federativas, envolve mais de 2 milhões de estudantes nas etapas classificatórias, garantindo uma representação nacional abrangente e única, reforçando a cada ano o compromisso dos envolvidos com o esporte educacional.

Como regra geral a faixa etária dos atletas que disputarão os Jogos da Juventude Caixa 2024 é de 15 a 17 anos, exceto em quatro modalidades: a novata esgrima (14 a 17), ginástica artística feminina (13 a 15), ginástica rítmica (13 a 15), judô (14 a 16) e tênis de mesa (14 a 15). 

Esses mais de 4 mil atletas vão competir em 27 instalações esportivas, com um máximo de 10 delas com competições simultâneas. Dois locais vão concentrar mais eventos, assim como acontece em eventos como os Jogos Olímpicos e Jogos Pan-Americanos.

A Vila Olímpica terá badminton, natação, basquete, atletismo e vôlei. Já no Centro de Convenções vão acontecer provas de judô, taekwondo, tiro com arco, ciclismo, Wrestling, ginástica artística, esgrima e handebol. Na Orla de Cabo Branco serão disputados o triatlo, o vôlei de praia e as águas abertas.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS