Logo
Santiago 2023

Um dia perfeito: boxe brasileiro garante três medalhas nos Jogos Pan-americanos

Além das vitórias de Keno Marley (92kg), Luiz Oliveira (57kg) e Wanderley Pereira (80kg); Jucielen Romeu (52kg) passa pelas oitavas e está a duas vitórias de obter a vaga olímpica

Por Comitê Olímpico do Brasil

23 de out, 2023 às 17:28 | 5 min de leitura

Compartilhe via:

O boxe brasileiro viveu um dia perfeito, nesta terça-feira, 23 de outubro, no Centro de Treinamento Olímpico, em Ñuñoa (Santiago). Keno Marley (92kg), Luiz Oliveira (57kg) e Wanderley Pereira (80kg) venceram e avançaram para as semifinais, garantindo, ao menos, a medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. Já Jucielen Romeu (52kg) passou pelas oitavas e ficou a duas vitórias de obter a vaga olímpica em Paris 2024, destinada aos finalistas de cada categoria de peso. 

O primeiro a pisar no ringue foi Keno Marley Machado que, sem muita dificuldade, venceu Marlon Colorado, da Colômbia, por decisão unânime dos juízes. Com o resultado, ele avançou para a semifinal e garantiu uma medalha, já que no boxe os perdedores das semifinais ficam com o bronze.

“Foi uma luta bem interessante contra um atleta já conhecido, mas eu vim muito bem preparado para este Pan e quero fazer mais uma final. Não quero nada menos do que o ouro! Agora, com 23 anos, estou mais preparado, mais experiente, com uma bagagem bem grande que eu venho construindo ao longo desse período”, disse o baiano que ficou com a prata em Lima 2019 e foi vice-campeão mundial em 2021.

Depois de derrotar com facilidade o canadense Victor Tremblay em apenas dois rounds por nocaute técnico na primeira rodada, Luiz Oliveira “Bolinha” voltou ao Centro de Treinamento Olímpico do Chile, para enfrentar Lucas Garcia, do Uruguai. Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 e neto de Servílio de Oliveira, primeiro medalhista Olímpico do Brasil no boxe, o garoto conseguiu a vitória por unanimidade.

“Muito feliz com o desempenho, segunda luta, segunda vitória. Essa luta é a maior dificuldade foi buscar a distância, ele é menor, mas ele tem um boxe um pouco mais positivo, parecido com o meu. Estamos classificados, garantimos a medalha de bronze, mas não vou parar enquanto não chegar ao ouro. Dia 26 tem mais”, disse Bolinha.

Encerrando a participação dos homens no quinto dia de combates em Santiago 2023, Wanderley Pereira passou por Cristian Pinales, da República Dominicana, um dos favoritos da categoria. O baiano de Conceição do Almeida teve que soltar muitos golpes para superar o adversário, de maior envergadura, por unanimidade.

“Foi uma luta difícil, mas consegui fazer o trabalho planejado desde que soube que ele seria o adversário. Cheguei em cima do ringue e consegui por em prática, mas foi uma luta bastante difícil por ser um adversário um pouco mais alto e que tem um estilo de jogo parecido com o meu. O meu diferencial foi que cheguei com bastante ritmo, vindo de uma base agora na Colômbia, na altitude de Bogotá, além da técnica e de saber como estava a situação da luta. Agora, a confiança vai lá em cima e estamos trabalhando com todos os atletas, um passo de cada vez”, disse o vice-campeão mundial em 2023. Holyfield já havia vencido, na estreia, Wyatt Barillas, nascido na Guatemala, mas que compete pelo time de atletas independentes.

Já Jucielen Romeu foi a última brasileira a lutar ainda pelas oitavas-de-final. Ela enfrentou Milagros Herrero, da Argentina, pelas oitavas de final. O juiz chegou a abrir contagem no segundo round, mas a brasileira acabou vencendo por decisão unânime.

“Essa estreia demorou, fui a última e ficamos apreensivas para lutar logo, mas foi bom, o saldo foi positivo. Nos dá confiança para ver que nossa equipe está forte. Estou feliz, focada, com mais experiência. Foi uma luta tranquila. Agora é continuar esse processo até chegar à final”, disse Juci, que conquistou a prata em Lima 2019. “Quero chegar no topo, no ouro, sem distração, sem nada. Quero levar essa medalha dourada para o Brasil”, completou a pugilista de Rio Claro (SP).

Nesta quarta-feira, 24, mais sete brasileiros podem garantir vaga na semifinal. Abner Teixeira (+92kg), Carol Almeida (50kg), Tatiana Chagas (54kg), Barbara Santos (66kg), Viviane Pereira (75kg) e Michael Douglas Andrade (51kg) disputam as quartas-de-final do boxe no Centro de Treinamento Olímpico, em Ñuñoa.

Até agora, o boxe brasileiro venceu 11 de 12 combates em Santiago 2023. Os Jogos Pan-Americanos 2023 são o campeonato continental que distribui vagas para Paris 2024 no boxe. São duas vagas por categoria de peso, com exceção do 57kg e 60kg femininos, que concederão quatro cotas. Depois do Pan, os atletas terão mais duas tentativas com os torneios classificatórios globais no primeiro semestre de 2024.

Próximas lutas:

24/10

Quartas-de-final

Abner Teixeira (+92kg) x Javier Hernandez (México)

Carol Almeida (50kg) x Yulliett Asprilla (República Dominicana)

Tatiana Chagas (54kg) x Helen Palacios (Equador)

Barbara Santos (66kg) x Maria Hernandez (República Dominicana)

Viviane Pereira (75kg) x Kimberly Gittens (Barbados)

Michael Douglas Andrade (51kg) x Keymberth Solórzano (Venezuela)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS