Logo
Santiago 2023

Laura Amaro conquista a medalha de bronze no levantamento de pesos em Santiago 2023

Brasileira subiu ao pódio na categoria até 81 kg da modalidade nos Jogos Pan-americanos

Por Comitê Olímpico do Brasil

24 de out, 2023 às 07:00 | 1 min de leitura

Compartilhe via:

O Brasil conquistou uma importante medalha no levantamento de pesos, a primeira da modalidade nestes Jogos Pan-americanos Santiago 2023. No encerramento das competições da segunda-feira (23), Laura Amaro, na categoria até 81kg, assegurou o bronze depois de uma disputa cheia de estratégia com duas concorrentes, uma americana e outra dominicana. Com a conquista, Laura, medalhista em mundial na modalidade (prata em 2021), junta-se à Jaqueline Ferreira e Bruna Piloto como atletas com pódio em Pan no levantamento de pesos feminino brasileiro.

 

Laura começou a competição confiante e levantou 105 kg no arranco sem muitas dificuldades. Observando a movimentação das concorrentes, principalmente a americana Olivia Reeves e a dominicana Yudelina Mejia, a brasileira resolveu aumentar para 110 kg e teve sucesso. Mas na tentativa de igualar o recorde nacional de 112 kg, pertencente a ela mesma, Laura se desequilibrou e não conseguiu finalizar o movimento. Ao fim da primeira etapa, Laura Amaro terminou na terceira colocação, atrás apenas da dominicana Mejia (111 kg) e da americana Reeves (114 kg), segundo e primeiro lugares, respectivamente.

 

No arremesso, Laura começou com 131 kg, mas acabou não conseguindo completar o movimento na segunda fase do lançamento. Na segunda tentativa, a brasileira aumentou o peso para 132 kg e obteve sucesso. Na última chance, Laura foi para 135 kg em busca de melhora na posição no pódio, uma vez que ela travava uma disputava peso a peso sobretudo com a dominicana Mejia, mas terminou não conseguindo sustentar a barra logo na puxada. As adversárias na briga pelo pódio foram mais eficientes e a brasileira terminou com a comemorada medalha de bronze (242 kg totais, sendo 110 kg no arranco e 132 kg no arremesso). Ela ficou só atrás de Olivia Reeves, dos Estados Unidos (258kg totais, sendo 114 kg no arranco e 144 kg no arremesso)) e Yudelina Mejia, da República Dominicana (244 kg totais, sendo 111 kg no arranco e 133 kg no arremesso).

 

“Nesse momento da temporada e da minha carreira essa medalha é muito importante. É mais do que um bronze, porque é uma fase difícil nesta temporada para todas as atletas por conta do cansaço. Acertar esse resultado, conquistar essa medalha com uma boa estratégia foi muito bom. Estou muito feliz”, ressaltou Laura.

 

Laura Amaro em ação nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. (Foto: Marina Ziehe/COB)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS