Agenda Time Brasil: Seleção de handebol faz campanha histórica e disputa quartas de final no Mundial
Brasil está entre as oito melhores do mundo e deve pegar terceira potência escandinava na próxima fase
Foto: STIAN LYSBERG SOLUM/ Getty Images
A seleção brasileira masculina de handebol já fez história. Pela primeira vez, está classificada às quartas de final do Mundial, o que significa que, de forma inédita, vai terminar a competição entre as oito melhores equipes do mundo. Mas o Brasil ainda quer mais.
Em uma campanha memorável, o Brasil já venceu a Noruega, que jogava em casa, e a Suécia, nesta sexta-feira (24), por 27 a 24, no primeiro triunfo contra cada um desses europeus. Também ganhou de Chile e EUA, e perdeu de Portugal.
Antes do fim da segunda fase, o Brasil já está classificado às quartas de final independente do resultado contra a eliminada Espanha, bronze na última edição dos Jogos Olímpicos, no domingo (26).
Falta definir o adversário nas quartas de final, quando os times do Grupo 3 cruzam com os do Grupo 1. Em confirmando o segundo lugar na chave, com Portugal em primeiro, o Brasil provavelmente pega a super potência Dinamarca, escandinava como Noruega e Suécia, vítimas verde-amarelas no Mundial.
O torneio está sendo exibido pela CazéTV e pelo SporTV
RUGBY 7
Em Perth (Austrália), a seleção feminina joga a terceira etapa do Circuito Mundial de Rugby 7. As Yaras, como o time é chamado, sofreu duas derrotas nas duas primeiras partidas, para Nova Zelândia (50 a 7) e Japão (19 a 12). Na última rodada da primeira fase, de sexta para sábado, enfrenta a Irlanda, rival que o Brasil já venceu sete vezes na história do circuito. Depois, as equipes são separadas entre as que vão às quartas de final e as que jogam pelo nono lugar.
O circuito mundial de rugby é exibido pelo Star+ e pela ESPN
CANOAGEM SLALOM
O calendário oficial da temporada 2025 começa neste fim de semana para os atletas brasileiros, com a disputa da Seletiva Nacional, no Rio, que define a seleção para o Campeonato Pan-Americano, em março. Nesta sexta, as irmãs Omira Estácia e Ana Sátila fizeram os melhores tempos no C1 e no K1, respectivamente. Mathieu Desnos foi o mais rápido no K1.
SURFE
Na segunda (27) começa a janela da primeira etapa da WSL, circuito mundial profissional de surfe, na temporada 2025. O Brasil não conta com Gabriel Medina, que sofreu grave lesão durante treino em Maresias e passou por cirurgia, mas tem outros 10 homens em Pipeline, no Havaí (EUA). No feminino, Luana Silva, campeã mundial júnior na semana passada, ficou com a última vaga no circuito. Ela estreia já na bateria da medalhista olímpica Tatiana Weston-Webb, a outra brasileira entre as 18 mulheres da elite – são 36 no masculino.
A WSL será exibida pelo SporTV
SKELETON
Dois brasileiros disputam o Campeonato Pan-Americano no fim de semana em Lake Placid, nos EUA. Nicole Silveira, uma das melhores do mundo, está entre as favoritas no feminino, enquanto Eduardo Strapasson, nono colocado no Mundial Júnior, compete no masculino. O Brasil também compete na Copa América de Bobsled, no mesmo local. Na quinta, Edson Bindilatti e Edson Martins foram quartos colocados na primeira prova no two man – trenó de duas pessoas.