Em nome do pai! Erick Cruz, do Pará, ganha segundo ouro no ciclismo nos Jogos da Juventude CAIXA e dedica a Seu Edinei
Norte domina prova de resistência masculina, com Mauro Júnior, do Acre, em segundo; os dois lideraram a prova de ponta a ponta, chegando a dar volta no segundo pelotão; no feminino, Kawani Sofia, de Pernambuco, conquista terceiro ouro
Orgulho da família, de uma cidade, de um Estado. Erick Cruz, com apenas 16 anos, natural do Soure, no arquipélago do Marajó, venceu todas as adversidades de ser um atleta do interior de um Estado do Norte do país e conquistou não apenas uma, mas duas medalhas de ouro no ciclismo nos Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024. A primeira delas nesta sexta, 15, na prova por pontos. E a segunda neste sábado, 16, na prova de resistência, que liderou praticamente de ponta a ponta, chegando a dar uma volta no segundo pelotão, ao lado do amigo e rival Mauro Júnior, do Acre. Mas esse grande desempenho só se tornou possível por causa do Seu Edinei Siqueira, pai, treinador e principal incentivador da jovem promessa.
“Tava pensando em não vir. É muito cansativo. Eu tenho que pegar a lancha e ir lá da minha cidade pra Belém, que é a capital, umas duas horas e meia de viagem. De Belém para cá foi um dia e 19 horas de ônibus, longe demais. Mas, graças a Deus, meu pai me mandou pra cá, me incentivou, essa medalha é para ele. Pessoal lá (de Soure) merece, principalmente minha equipe lá, que gostam muito de mim”, contou Erick.
O treino é diário, ao lado do Seu Edinei e dos amigos que pedalam junto, a quem Erick chama de equipe. A vitória foi dedicada ao pai, ex-ciclista, que o apresentou à modalidade aos oito anos.
“Treino todo dia, é difícil ter um descanso, seja na chuva, no sol, na terra, na pedra, no piso, no barro, no mato. Quando comecei era meio pequeno, gordinho e ele falava que um dia eu ia ser alguém. Hoje em dia, graças a Deus, estou viajando muito longe da minha cidade. Agradeço muito ao meu pai por ter me botado no esporte. Venho tendo uma carreira ótima”, comentou.
Erick também foi campeão dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), com uma fuga incrível, parecida com a que realizou hoje. A diferença é que nos Jogos da Juventude CAIXA, ele teve a companhia de Mauro Júnior, do Acre. Foram quase 50 minutos andando na frente de todos os outros atletas e a cor da medalha decidida num sprint final nos últimos 150m.
“Desde ontem eu estava confiante. A medalha de ouro deu uma força a mais. Estava confiante que eu ia conseguir ficar entre os três aqui hoje. Graças a Deus, consegui a medalha de ouro novamente”, disse o garoto que disputou os Jogos da Juventude CAIXA pela primeira vez. Ele deve ser recebido com festa em Soure (PA), com direito a desfile de bicicletas pela cidade de pouco mais de 25 mil habitantes.
A prata de Mauro Júnior foi a primeira medalha do Acre na competição para atleta até 17 anos. “Falei que ia segurar um pouco mais no começo da prova, não ia deixar nenhuma fuga abrir. Quando vi a oportunidade do Pará sair e ninguém foi, fui atrás e deu no que deu. Nos primeiros minutos o ritmo foi bem forte, o coração tava em 204 (batimentos por minuto) mais ou menos. O menino do Pará tá muito de parabéns, andando pra caramba, foi difícil segurar. Conseguimos uma bela parceria ali e no final fazendo deu no que deu, né? Fechou com esse domínio do Norte”, contou Mauro.
“Me sinto muito feliz mesmo pela minha primeira medalha de Jogos, vai entrar ali no currículo, bem importante mesmo essa medalha pra mim. Se Deus quiser, um dia entrar em uma equipe mais forte e, quem sabe, na Seleção Brasileira”, completou.
Kawani Sofia brilha e conquista terceira medalha de ouro nos Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024
No feminino, a pernambucana Kawani Sofia conquistou a terceira medalha de ouro dela nos Jogos da Juventude CAIXA João Pessoa 2024. Ela já havia sido campeã nas provas de velocidade e por pontos. Ela ainda disputará as provas individual e de revezamento do triatlo de 18 a 21 de novembro. Os Jogos da Juventude CAIXA seguem até o próximo dia 28.