Logo
Milão-Cortina

Lucas Pinheiro Braathen recebe premiação do COB na Casa Brasil

Campeão olímpico quer aproveitar sua conquista para revelar novos talentos do esporte brasileiro

Por Comitê Olímpico do Brasil

20 de fev, 2026 às 11:00 | 4 minutos de leitura

Compartilhe via:

Jonne Roriz/COB

A primeira medalha do Brasil - e da América Latina - nos Jogos Olímpicos de Inverno foi motivo de homenagem nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, na Casa Brasil, em Milão. O campeão Lucas Pinheiro Braathen foi celebrado no palco por Marco La Porta, Presidente do Comitê Olímpico do Brasil, e por Neven Ilic, Presidente da PanAm Sports, que entregaram ao esquiador um cheque simbólico no valor de R$ 350 mil que COB destina aos atletas que conquistam o ouro olímpico. 

"É de praxe do Comitê Olímpico do Brasil premiar os vencedores com uma quantia financeira que simboliza o reconhecimento do trabalho e todos os esforços que o atleta teve naquela conquista da medalha. Este cheque premia este trabalho fantástico que o Lucas fez desde o primeiro momento em que se aproximou e vestiu a camisa verde e amarela e realmente mostrou a sua paixão pelo país e a sua honra em representar o nosso Brasil. É um reconhecimento mais do que justo", disse La Porta.

Lucas Pinheiro Braathen também passeou pela Casa Brasil, assinou o mural pintado por Kobra e almoçou com o pai, Bjorn; o Presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Marco La Porta; e a Diretora de Comunicação, Marketing e Valores Olímpicos do COB, Manoela Penna. O campeão olímpico agradeceu a homenagem. "Muita gratidão a todo mundo que me acompanhou, que estava torcendo para mim, o Brasil, minha família, meus amigos. Sei que este esporte é individual, mas eu nunca iria conseguir isso sozinho. Então, obrigado a vocês, a todo mundo, estamos juntos", disse Lucas, que espera que a medalha seja um símbolo de esperança e confiança para todos.

Filho de mãe brasileira e pai norueguês, morador de São Paulo na infância, Lucas quer ser influente também no futuro e para os Jogos que virão. "O que me deixa realmente feliz é que eu estou em uma posição de trazer bem para o povo agora. Tenho a atenção do povo brasileiro em casa, a oportunidade de trazer o bem, trazer uma mudança. Estou muito animado para trabalhar com o Comitê Olímpico do Brasil para ajudar a nova geração que quer entrar nos esportes, que quer ser parte desta comunidade e celebrar a diversidade do nosso país. Porque isso é o valor que realmente é significante para os esportes", contou.

Lucas Pinheiro Braathen conquistou a medalha de ouro na prova do slalom gigante do esqui alpino dos Jogos Olímpicos Milão-Cortina 2026 no último dia 14, com o tempo de 02:25:00 somado nas duas descidas na pista Stelvio, em Bormio, na Itália. Foi a primeira medalha olímpica da história do país e da América Latina em Jogos Olímpicos de Inverno. O brasileiro superou os suíços Marco Odermatt (2:25:58) e Loic Meillard (2:26:17), medalhas de prata e bronze, respectivamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS