Logo
Santiago 2023

Brasil vence o México no tie-break e está na final do vôlei feminino

Sabrina se destaca mais uma vez e, com 24 pontos, é maior pontuadora da semi

Por Comitê Olímpico do Brasil

25 de out, 2023 às 21:18 | 3 min de leitura

Compartilhe via:

A Seleção Brasileira feminina de vôlei está na final dos Jogos Pan-Americanos. O time do técnico Paulo Coco venceu o México por 3 sets a 2 e garantiu a classificação para a grande final. O jogo aconteceu na Arena O’Higgins, casa do vôlei nestes Jogos Pan-Americanos Santiago 2023.

Mesmo com muitas jovens e jogadoras estreantes, a seleção brasileira se classificou diretamente para a semifinal após vencer os três primeiros jogos da chave, contra Cuba, Argentina e Porto Rico, sem perder nenhum set na competição.

Na disputa pela vaga na decisão, o Brasil entrou ligado e tomou a frente do placar logo nos primeiros pontos, vencendo o primeiro set sem dificuldades por 25-17. Na segunda parcial, entretanto, o México reagiu e empatou a partida (25-22). O Brasil começou o terceiro set errando muito e a equipe mexicana, em bom momento, se aproveitou e impôs vantagem. Embalada por Sabrina, a seleção brasileira lutou e conseguiu o empate em 24 pontos, depois de salvar dois set points. A oposta foi decisiva e o Brasil fechou a parcial em 27-25. A seleção iniciou o quarto set se impondo e abrindo vantagem no marcador. O México empatou e virou, ampliando na reta final (25-22). O tie-break foi um reflexo do jogo, equilibrado, com as equipes se revezando na liderança do placar, até que o Brasil chegou a 14-10. O México encostou (14-13), mas com um erro de saque, permitiu a vitória da seleção brasileira.

A disputa pela medalha de ouro será contra a República Dominicana, que venceu a Argentina por 3x1. Comandadas pelo treinador brasileiro Marcos Kwiek, as dominicanas são as atuais campeãs e vieram com força máxima para defender o título. Com início muito ruim, a seleção dominicana perdeu o primeiro set por 25-16. Mas no segundo set conseguiu tomar o controle da partida e fechar o jogo com parciais de 25-19, 25-20 e 25-17, no confronto que antecedeu o jogo do Brasil contra as mexicanas.

“Esse é o tipo de jogo que é muito difícil, um jogo longo, com volume de defesa muito grande. A gente precisa de todo mundo, o máximo de atacante que a gente puder, o máximo de variação, e isso é decorrente do jeito que a gente se apresenta pro jogo, da forma como a gente se prepara. Hoje a gente conseguiu se preparar muito bem para essa partida e a vontade não faltou. Quando a gente está preparada emocionalmente pra partida, as coisas começam a fluir melhor”, analisou a levantadora e capitã da equipe, Naiane.

Maior pontuador da partida, com 24 pontos, Sabrina falou sobre a emoção de estar em uma final de Jogos Pan-americanos e garantir mais uma medalha para o Brasil. Na história da competição, o país tem nove medalhas, sendo quatro de ouro, três de prata e duas de bronze. 

“É muito especial, estou muito feliz. Nosso time merece muito, trabalhamos demais para estar aqui. Foi pouco tempo de treinamento, mas a gente se abraçou, quer muito ganhar esse Pan-Americano amanhã”, disse a oposta.

A grande final do vôlei feminino acontece na quinta-feira, 26 de outubro, às 20h, na Arena O’Higgins. A partida terá transmissão especial do Canal Olímpico do Brasil.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS