Programa de Carreira do COB chega à 10ª edição apoiando mais 15 atletas em fase de transição
PCA já capacitou mais de 150 atletas em sua formação para um novo mercado de trabalho
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) lançou nesta quarta-feira, dia 24, no Rio de Janeiro, a 10ª edição do Programa de Carreira do Atleta (PCA). A nova turma é composta por 15 atletas e ex-atletas de dez modalidades diferentes, que agora buscam novos caminhos para suas carreiras. O PCA é uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasil (IOB), área de Educação do COB, com o objetivo de oferecer suporte ao atleta em sua formação global e auxiliar no processo de transição para uma nova carreira. O IOB já formou mais de 20 mil profissionais e mais de 150 atletas já passaram pelo Programa de Carreira do Atleta. Hoje, grande parte deles está recolocada no mercado de trabalho, seja atuando em atividades relacionadas ao esporte ou em outras áreas diversas.
“Para mim, o lançamento de mais uma turma do Programa de Carreira do Atleta é um dos momentos mais significativos dos cursos do IOB. É quando o COB se aproxima dos atletas para que possam ter uma sequência em suas carreiras. Já passei pelo processo de transição de carreira, não é tão simples, e compreendo a complexidade deste momento. É preciso se preparar com antecedência para seguir firme nessa trajetória. Hoje, juntos, avançamos mais um degrau para que possamos realizar em parceria um trabalho grandioso em prol do desenvolvimento e qualificação dos atletas. Sabemos que o sucesso é fruto de muita dedicação, portanto sejam firmes e focados assim como já são nas suas respectivas carreiras de atletas”, afirmou o Diretor-Geral do COB, Rogério Sampaio, campeão olímpico de judô em Barcelona 1992.
O evento de lançamento da 10ª edição do PCA contou com um convidado especial para realizar a palestra de abertura. Medalha de prata nos Jogos Olímpicos Los Angeles 1984 e membro atual do Comitê Olímpico Internacional, Bernard Rajzman falou sobre sua trajetória no esporte passou algumas mensagens aos atletas em transição.
“Quero parabenizar o COB por mais uma ação maravilhosa que vai capacitar tantos atletas a uma nova forma de prosseguimento de suas carreiras. Acompanho e vibro com o PCA desde a sua criação. Sei o quanto é fundamental a formação de cada um para que possamos ter um esporte olímpico brasileiro cada vez melhor. O COB vem há anos promovendo essa formação necessária para que os atletas em transição possam seguir em frente”, destacou Bernard.
A 10ª turma do PCA é composta por atletas com passagens por Jogos Olímpicos, Pan-americanos e, pela primeira vez, Jogos Sul-americanos. O Programa de Carreira do Atleta visa dar suporte ao atleta em sua formação global através de uma série de atividades voltadas à preparação para a sua transição de carreira.
“Além de toda estrutura que tivemos durante as nossas carreiras, ainda estamos tendo um suporte pós-carreira. Nem todos os atletas tiveram essa oportunidade. Nós somos muito privilegiados e sou muito grata por estar aqui hoje para aprender e evoluir. Já decidi pela minha transição de carreira e espero que o PCA possa me direcionar. Esse curso vai me trazer a possibilidade de conhecer mais pessoas, de estar envolvida no esporte fora da performance. De ter um direcionamento, pessoas por perto nos guiando, dando esse suporte. Isso é incrível”, afirmou a judoca Mariana Silva, quinta colocada no Rio 2016, que é graduada em Administração e tem um MBA em Gestão Financeira. Mariana ainda tem vínculo com o Pinheiros e planeja encerrar sua carreira como no final do ano. Além do PCA, ela estuda para tirar um certificado para trabalhar no mercado financeiro
Ao longo dos seis meses de programa os atletas serão acompanhados por um grupo de coaches, liderados pelo atleta olímpico de vôlei, Antonio Carlos Moreno, que disputou quatro Jogos Olímpicos, que darão ferramentas para o planejamento e preparação de maneira adequada, ensinando a identificar desenvolver os pontos fortes de cada um. Uma das novidades da 10ª edição do PCA é inclusão do serviço de mentoria, em que profissionais do mercado de trabalho irão orientar os participantes no melhor caminho a ser seguido.
“Eu parei de competir em 2016 e, depois de morar fora e ter duas filhas, em 2021 consegui me inserir no mercado de trabalho, mas ainda não encontrei o melhor caminho. Quando eu parei, não planejei minha transição e agora percebo que preciso me capacitar mais. O PCA é uma oportunidade incrível, que poucos países no mundo oferecem e todos os atletas devem aproveitar ”, comentou a ex-atleta de pentatlo moderno Larissa Lellys, formada em Fisioterapia e Educação Física e que atualmente trabalha como gerente de atividades esportivas da Prefeitura do Recife.
Um dos principais objetivos do PCA é fomentarmos a formação educacional do atleta neste processo importante de transição de carreira. Outros serviços serão oferecidos aos participantes ao longo do PCA, como desenvolvimento de um Plano de Carreira individual, de acordo com as necessidades de cada atleta para alcançar os objetivos pretendidos; Seminários com palestras, workshops e dinâmicas de capacitação; Plataforma de Ensino a Distância com videoaulas; bolsas de estudos de graduação e pós-graduação na Universidade Estácio de Sá; bolsas de estudos nos cursos do IOB, entre outros.
“Para o esporte acontecer precisamos de uma indústria inteira de pessoas capacitadas funcionando bem. Por isso, o COB tem o seu Instituto Olímpico pensando nos desafios do esporte e formando pessoas com conhecimento e competência para responder a essas necessidades. No final, queremos reverter tudo isso em bons resultados esportivos”, destacou a ex-ginasta Soraya Carvalho, gerente do Instituto Olímpico Brasileiro.