Retrospectiva 2022: natação se destaca e comanda medalhas do Brasil em Mundiais Juniors no ano
Modalidade teve o melhor desempenho da história na competição; país também foi ao pódio em judô, saltos ornamentais, taekwondo, boxe, atletismo e futebol feminino
O futuro do esporte olímpico do Brasil está em boas mãos. E quem mais provou isso em 2022 foram os atletas da natação, que brilharam no Mundial Junior da modalidade, disputado em Lima, no Peru.
Os nadadores brasileiros conquistaram cinco medalhas na competição: uma de ouro, três de prata e uma de bronze. O desempenho foi o melhor da história do país nas disputas do Mundial Junior.
+ O COB está no Telegram! Clique aqui e se inscreva! Telegram Web
+ Canal Olímpico do Brasil: acompanhe as transmissões ao vivo e confira o conteúdo especial
O principal destaque foi Stephan Steverink, que não deu chances aos adversários nos 400m livre e ganhou o ouro, alcançando o título mundial aos 18 anos. Ele ainda ficou com a medalha de prata nos 400m medley.
O outro grande desempenho foi de Beatriz Bezerra, prata nos 50m e nos 100m borboleta. Ela também levou mais um bronze no revezamento 4x100m livre, ao lado de Celina Bispo, Sophia Coleta e Rafaela Sumida.
Kenji Saito, diretor de desenvolvimento esportivo do COB, avalia o desempenho dos jovens brasileiros nas principais competições do ano e o trabalho realizado pela entidade.
"O COB está acompanhando de perto e trabalhando em conjunto com as Confederações para dar todo o suporte e ajudar no desenvolvimento dos jovens atletas. Os resultados obtidos, com medalhas em diversas modalidades, mostram que estamos no caminho certo. Temos vários atletas com enorme potencial para o futuro, mas que já são uma realidade e estão trazendo frutos para o esporte brasileiro", disse.
O judô e os saltos ornamentais também fizeram um bom papel nos Mundiais Juniors em 2022, cada um voltando com duas medalhas. Foram duas pratas nos tatames de Guayaquil, no Equador, com Kaillany Cardoso (63kg) e Beatriz Freitas (78kg), e uma prata e um bronze nas piscinas de Montreal, no Canadá, com Diogo Silva (plataforma 10m) e Rafael Almeida (trampolim 3m).
O Brasil ainda conquistou mais quatro medalhas de bronze em Mundiais Juniors em 2022. Ricardo Cândido, do boxe (80kg), Gabriel Boza, no salto em distância, Bryan Erkmann, no taekwondo (+78kg), e a equipe de futebol feminino também subiram no pódio nas competições e encheram o país de orgulho.