Em ação da área da Mulher no Esporte, COB recebe visita de alunas do projeto Uma Vitória Leva à Outra (UVLO)
Projeto visa a participação efetiva de mulheres em decisões políticas relacionadas ao esporte
Projeto UVLO em visita ao CT do Time Brasil. (Foto: Terni Castro/COB)
Em mais uma ação da área da Mulher no Esporte, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) recebeu uma visita especial nesta sexta-feira (24). Quinze jovens alunas do projeto Uma Vitória Leva à Outra (UVLO) – Participa / Unidas pelo Direito ao Esporte visitaram a estrutura administrativa e o Centro de Treinamento do Time Brasil com o objetivo de conhecerem de perto as políticas que o COB vem adotando para a promoção e o desenvolvimento do esporte no âmbito feminino.
O grupo foi recebido pelo Diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte, Kenji Saito, e pela Gerente de Desenvolvimento Esportivo, Taciana Pinto . As gestoras esportivas da área Mulher no Esporte, Julia Silva e Soraya Pinto, guiaram a visita e promoveram, além do tour com as alunas, um bate-papo com a Comissão da Mulher no Esporte. Nesse momento, as jovens puderam trocar experiências e compartilharam as propostas que formularam para superar algumas barreiras que afetam o acesso de meninas e mulheres ao esporte.
“O mais importante é a gente entender que existem projetos voltados para jovens com esse olhar atento para questões raciais e de gênero. Eles buscam diminuir as barreiras para a inserção de meninas e mulheres em todos os âmbitos do cenário esportivo. A troca com elas foi muito importante, porque vai ao encontro de ações e iniciativas que a nossa área da Mulher no Esporte do COB já possui”, enfatizou Julia Silva.
O projeto UVLO é uma iniciativa da ONU Mulheres e do COI, em parceria com a ONG Empodera, e tem por objetivo fomentar a participação cidadã de meninas e jovens mulheres em decisões políticas que afetam as suas realidades, especialmente no que diz respeito ao direito ao esporte. Durante as atividades do projeto, as alunas discutiram sobre as principais barreiras que dificultam ou impedem o acesso e participação efetiva no esporte e desenvolveram propostas para a promoção do direito ao esporte para meninas e mulheres.
A fase final desse ciclo do projeto é justamente promover encontros com pessoas tomadoras de decisão e autoridades em diferentes organizações esportivas. Foi o que aconteceu na visita desta sexta, no COB, quando as alunas puderam vivenciar e ter explicações sobre todos os setores operacionais do Comitê, além de terem a oportunidade de trocar experiências com as gestoras mulheres da entidade.
“O importante para as alunas foi entender a dimensão da prática do que elas estudam e ver exemplos. Elas puderam entender a multiplicidade de áreas que podem atuar e viram mulheres em cargos de gestão esportiva e liderança, algo que com certeza vai inspirá-las. Esse encontro trouxe a materialização para a ideia que trabalhamos do acesso ao esporte enquanto um direito humano dessas jovens”, ressaltou a gerente de projetos da ONU Mulheres, Débora Albu.
Roda de debate foi realizada entre jovens do projeto e membros da Comissão Mulher no Esporte do COB. (Foto: Terni Castro/COB)