Rio de Janeiro/Niterói e Assunção são as cidades postulantes aos Jogos Pan-americanos de 2031
Panam Sports confirma recebimento da documentação e agora as cidades tem até 30 de abril para atenderem aos requisitos para se tornarem oficialmente candidatas a organizar o evento multiesportivo continental
A Panam Sports informou neste sábado, dia 1º de fevereiro, que Rio de Janeiro/Niterói enviou toda documentação necessária dentro do prazo estipulado e será uma das postulantes a organizar os Jogos Pan-americanos de 2031. Assunção, capital do Paraguai, é a outra cidade concorrente. A escolha de Rio e Niterói como representante brasileira se deu, na última quarta-feira, dia 29, após a Assembleia Geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB) analisar e votar pela aceitação do projeto.
Ambas as postulações apresentaram cartas com as garantias solicitadas pela Panam Sports assinadas por seus respectivos presidentes, governadores e prefeitos, bem como Comitês Olímpicos Nacionais de cada país.
Agora, segundo o cronograma estabelecido pela Panam Sports, as cidades tem até 30 de abril para atenderem novos requisitos para se tornarem oficialmente candidatas a organizar ao evento multiesportivo continental. Até esta data, deve ser enviado à Panam Sports um Dossiê de Candidatura, com detalhamento dos projetos esportivos e de infraestrutura, além do orçamento para o Comitê Organizador e as fontes de financiamento. O não cumprimento desta etapa desqualificará automaticamente a postulação das cidades.
No dia 1º de maio deste ano, a Panam Sports formalizará as candidaturas, além de criar um Comitê Avaliador que analisará todos os aspectos relacionados à candidatura, além de monitorar e visitar cada uma das cidades candidatas.
O procedimento para eleger a cidade-sede do Pan de 2031 será determinado pelo Comitê Executivo da Panam Sports e será comunicado em breve.
A decisão final da sede dos Jogos Pan-americanos de 2031 acontecerá durante a Assembleia Geral da Panam Sports, ainda em 2025, mas sem data e local definidos.