Brasil conquista dois bronzes na abertura das competições de karatê
Equipes masculina e feminina vão ao pódio na modalidade kata
Duas medalhas de bronze por equipes na modalidade kata. Este foi o saldo do Time Brasil no primeiro dia de disputas do karatê nos Jogos Pan-americanos Lima 2019, cujas competições estão sendo realizadas no ginásio Villa El Salvador.
Após terminar a fase de grupos na segunda colocação, a equipe feminina, formada por Izabel Cardoso e as irmãs Sabrina e Carolaini Pereira, foi para a disputa da medalha de bronze e derrotou a Colômbia: 24.06 a 23.74.
"É uma felicidade tão grande ter alcançado essa medalha, não houve erros, fizemos tudo muito bem. Para nós, como a nossa categoria não é olímpica, podemos dizer que o Pan são os nossos Jogos Olímpicos", disse Sabrina, que treina há quase nove anos com as companheiras.
Logo depois, o trio masculino, composto por Guilherme Silva, Lucas Silva e Victor Yonamine, foi para a área de competição, fez 24.42 e conquistou o bronze, já que a Nicarágua foi desqualificada.
"Levar essas medalhas de bronze para o Brasil é importante para ajudarmos a difundir o karatê brasileiro. Ainda mais no kata, que tem menos visibilidade. Dessa forma, conseguimos mostrar nossa capacidade e que podemos dar maior representatividade ao nosso esporte", afirmou Guilherme.
O Brasil ainda teve a chance de sair com uma terceira medalha no dia, mas Nicole Yonamine foi superada pela peruana Ingrid Aranda no individual feminino: 24.86 a 24.68.
O kata é uma modalidade que não prevê o confronto entre atletas, e sim a execução de uma sequência de movimentos que representam a essência do karatê.
Neste sábado, 10, começam as disputas do kumite, outra modalidade que integra o programa pan-americano, e o Time Brasil terá representantes em três categorias femininas: Jessica de Paula (até 50kg), Valéria Kumizaki (até 55kg), Erica Santos (até 61kg).