Com dez ouros, Brasil assume liderança do quadro de medalhas em Cali e conquista oito vagas para Santiago 2023
Cinco modalidades tiveram ao menos um campeão: natação, skate, judô, taekwondo e triatlo
A sexta-feira não poderia ter sido melhor para o Time Brasil. No dia seguinte à abertura oficial dos Jogos Pan-americanos Júnior Cali 2021, a delegação brasileira conquistou 10 ouros, 5 pratas e 5 bronzes, assumindo a liderança no quadro geral de medalhas. E, mais importante do que isso, conheceu seus primeiros oito classificados para os Jogos Pan-americanos Santiago 2023.
Após o triatleta Miguel Hidalgo e a skatista Pâmela Rosa garantirem as primeiras vagas do Brasil na próxima edição do Pan adulto, daqui dois anos, outros seis atletas carimbaram seus passaportes para Santiago: Lucas Rabelo (skate street), Sandy Macedo (taekwondo – 57kg), Aléxia Nascimento (judô – 48kg), Gabriel Falcão (judô – 73kg), Maria Paula Heitmann (400m livre) e Matheus Gonche (200m borboleta).
“Foi um dia incrível, o resultado fala por si só. É um passo muito grande na minha carreira e uma felicidade imensa ser campeã nesta primeira edição do Pan Júnior”, disse Sandy Macedo, que já havia sido medalhista de bronze em outra Missão do Time Brasil: os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018.
+ AO VIVO: acompanhe o Pan Júnior de Cali no Canal Olímpico do Brasil
“Fico muito feliz por ter sido a primeira judoca a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos Júnior. É um momento histórico. Tive lutas muito complicadas, principalmente na final, quando comecei em desvantagem de dois shidos. Mas tive força e me sinto realizada por ter conquistado a vaga para o Pan de Santiago”, comemora Aléxia Nascimento, que derrotou a venezuelana Maria Gabriela Guzmán na decisão.
Ao todo, o Brasil foi ao pódio em oito modalidades diferentes: triatlo, skate, judô, taekwondo, natação, tiro esportivo, ginástica artística e canoagem velocidade. Veja a lista completa aqui.
+ RESULTADOS: como se saíram os atletas brasileiros que competiram na sexta-feira? Saiba mais!
Confira declarações dos outros atletas que conquistaram a medalha de ouro:
Lucas Rabelo – skate street
“Sou um cara muito positivo, procuro sempre acreditar que vai dar certo. Vi que as minhas notas, comparadas com as dos outros, não estavam tão baixas. Então, quando chegasse na parte das manobras, que gosto mais, poderia acertá-las e talvez ganhar”
Matheus Gonche - natação (200m borboleta)
“Já estive em Cali no Sul-americano júnior de natação e aqui carrego uma bagagem diferente por ter participado dos Jogos Olímpicos. Então, cabe a mim passar essa energia para a galera mais nova e trazer esse espírito de equipe para podermos conquistar grandes resultados. De manhã não foi uma prova muito legal, senti um pouco de cansaço, mas na final correu tudo bem, como eu esperava, e agora é voltar com mais uma medalha para casa.”
Maria Paula Heitmann – natação (400m livre)
“A prova foi difícil, eu sabia que teria uma competição dura, mas entrei buscando o ouro e estou muito feliz por ter conquistado essa medalha para o Brasil”
Gabriel Falcão - judô (73kg)
“É uma competição inédita e estou muito feliz de ter saído logo de cara com essa medalha. Minha meta é ser campeão olímpico, e acredito que o Pan de Santiago vai ajudar os atletas a trilharem esse caminho.”