Logo
COB

Fernanda Nunes é eleita presidente da Comissão de Atletas do COB até 2028

Remadora foi a mais votada em eleição do colegiado, que escolheu o medalhista olímpico Rafael Silva, do judô, como vice

Por Comitê Olímpico do Brasil

23 de jan, 2025 às 16:45 | 3 minutos de leitura

Compartilhe via:

Fernanda Nunes, eleita presidente da CACOB. Foto: Divulgação/COB

Fernanda Nunes, eleita presidente da CACOB. Foto: Divulgação/COB

A Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) elegeu nesta quinta-feira, dia 23, a remadora Fernanda Nunes como presidente e o judoca medalhista olímpico Rafael “Baby” Silva para o cargo de vice-presidente no período entre 2025 e 2028. Fernanda e Rafael foram escolhidas pelos 25 membros da CACOB em votação interna.

A eleição desta quinta foi realizada por plataforma eletrônica e teve acompanhamento das áreas de Compliance e Jurídica do COB. Fernanda, com 16 votos, e Rafael, com 14, foram escolhidos por maioria simples por meio de voto secreto dos novos integrantes e permanecerão no cargo até o fim do mandato. Os dois agora passam a integrar também o Conselho de Administração do COB.

Representante do Brasil no remo nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Fernanda já havia sido a atleta mais votada no pleito que elegeu a nova formação da CACOB, em setembro de 2024. Na ocasião, ela recebeu 46 votos. A carioca de 39 anos integrou a CACOB no último ciclo olímpico e acompanhou o crescimento da relevância do grupo. Agora como presidente pretende fortalecer ainda mais o colegiado.

“É com grande honra e responsabilidade que assumo a presidência da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Essa eleição foi feita através de uma construção coletiva, é o resultado da confiança depositada em mim pelos meus colegas atletas e sou extremamente grata por isso”, celebrou Fernanda, que exaltou a importância da CACOB no Movimento Olímpico Brasileiro.

“Entendo a importância de nossa função dentro do COB, somos a voz ativa dos atletas, a essência do esporte. Tanto eu quanto o Rafael temos o compromisso de trabalhar com transparência, dedicação e união para promover o bem-estar de todos os atletas brasileiros, defender seus direitos e criar um ambiente mais justo e inclusivo no esporte. Nossa Comissão é um time de pessoas, estrelas do esporte nacional que vivenciaram muitas coisas em suas carreiras para chegarem onde chegaram e agora querem deixar um legado para as próximas gerações.  Estou pronta para enfrentar os desafios dessa nova etapa junto com todos, com respeito, ética, trabalho e coração”, declarou Fernanda.

Já Rafael Silva é um dos judocas mais vitoriosos da história do Brasil. Sua carreira tem como principais resultados três medalhas olímpicas e quatro em Campeonatos Mundiais. Nos últimos Jogos Olímpicos, em Paris, integrou a equipe que fez história ao conquistar a primeira medalha por equipes do judô nacional.

Rafael SIlva vibra com a medalha olímpica em Londres 2012.Foto: Daniel Ramalho/AGIF/COB
Rafael SIlva vibra com a medalha olímpica em Londres 2012.Foto: Daniel Ramalho/AGIF/COB



“Estou feliz demais com essa eleição. Me coloquei à disposição para o cargo de vice-presidente e, tanto eu quanto a Fernanda, faremos um bom trabalho de interlocução com o COB. O mais importante é a união de todos os esportes, representados através dos atletas. O que pudermos fazer para ajudar, nós faremos. A CACOB tem um caráter consultivo e tudo que o COB precisar de auxílio, com a nossa experiência, estaremos inteiramente à disposição. Para mim, o mais importante é que esse grupo de trabalho poderá fazer a diferença para os atletas. Tudo só funciona por conta dos atletas”, afirmou Rafael SIlva.

A CACOB tem como missão representar os atletas olímpicos perante o COB e o Movimento Olímpico.  A Comissão é um órgão independente com participação e direito a votos na assembleia do COB e voz ativa em órgãos de decisão como o conselho de administração.

Além de Fernanda e Rafael, fazem parte da Comissão de Atletas do COB para o ciclo Los Angeles 2028 os seguintes integrantes:

Atletas que disputaram as edições de Jogos Olímpicos mais recentes

Adriana Aparecida (atletismo)
Ana Claudia Lemos (atletismo)
Bárbara Seixas (vôlei de praia)
Beatriz Futuro (rúgbi) 
Gilvan Ribeiro (canoagem velocidade)
Gustavo Guimarães (polo aquático)
Iris Tang Sing (taekwondo)
Jaqueline Mourão (ciclismo MTB)
Jeferson Sabino (bobsled)
João Luiz Gomes Jr (natação)
Juan Nogueira (boxe) 
Ketleyn Quadros (judô)
Laís Nunes (wrestling)
Lucas Duque (rúgbi)
Lucas Verthein (remo)
Luisa Baptista (triatlo)
Roberto Maehler (canoagem velocidade) 
Rosane Reis (levantamento de pesos)
Thiagus Petrus (handebol)

Entre os que competiram antes da Rio 2016

Hortência Marcari (basquete); 
Joana Cortez (tênis), 
Juraci Moreira (triatlo)
Leandro Guilheiro (judô)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS