Logo
Lima 2019

Brasil se classifica para quatro finais na abertura da ginástica rítmica

Conjunto avança com a melhor nota; Barbara Domingos e Natália Gaudio também brigam por medalhas

Por Comitê Olímpico do Brasil

2 de ago, 2019 às 19:49 | 2 min de leitura

Compartilhe via:

O primeiro dia de competições da Ginástica Rítmica em Villa El Salvador teve saldo positivo para o Brasil. Nesta sexta-feira, 2 de agosto, as brasileiras avançaram para finais individuais e no conjunto. Barbara Domingos avançou em terceiro lugar no arco e em sétimo na bola, enquanto Natália Gaudio foi a segunda no arco. Mas o principal destaque foi a equipe, que terminou a prova das cinco bolas na liderança. As brasileiras foram as últimas a se apresentar e, após receberem a nota 23,450, a treinadora Camila Ferezin solicitou revisão e foi atendida. Com mais 0,200, o Brasil ficou com 23,650.

“Aquela demora deixou a gente mais nervosa do que a hora de entrar em quadra. Mas saímos muito felizes com o nosso desempenho”, disse Déborah Medrado, 17 anos e capitã da equipe, que admite uma pressão extra pela busca do sexto título pan-americano. “É uma grande responsabilidade para nós. O Brasil tem cinco ouros seguidos, nos preparamos muito e estamos mostrando isso”.

Ferezin também comentou a revisão de nota do conjunto brasileiro: “Ali são 2m30s decisivos. Ficamos na expectativa da nota e, ao mesmo tempo em que estamos na adrenalina, temos meio que arbitrar para saber se a nota foi justa ou não. Como não concordamos com a nota de dificuldade, entramos com um recurso.

Individual

Barbara Domingos terminou em quarto lugar no individual geral (33,400), após tirar 17,750 no arco e 15,650 na bola, avançado à final no dois aparelhos. “Estou muito feliz com a minha apresentação, ainda mais por ser minha estreia no Pan. Saio satisfeita com o meu desempenho, apesar do erro na bola, que podemos  consertar para a final. Agora é pensar nos outros dois aparelhos para o sábado”, disse a paranaense de 19 anos.


Com a experiência de dois Pans no currículo, Natalia Gáudio chegou à final do arco com a segunda nota mais alta do aparelho (18,300). Na segunda apresentação, contudo, cometeu um erro ao deixar a bola escapar e sofreu uma penalização de 0,30. A nota final de 14,500 a deixou em 11º lugar, fora da final. No geral, está em quinto lugar (32,800).

Veja a programação da ginástica rítmica

Dia 3 (sábado)
15h – Classificatória (maças e fita) e final do individual geral
17h30 – Classificatória (3 arcos e 2 pares de maças) e final do conjunto geral

Dia 4 (domingo)
18h – Finais por aparelho individual (arco e bola)
20h – Finais por aparelho conjunto (cinco bolas)

Dia 5 (segunda-feira)
15h – Finais por aparelho individual (maças e fita)
17h – Finais por aparelho conjunto (3 arcos e 2 pares de maças)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS