Logo
Assunção 2022

Com aparelhos do Mundial, Brasil ganha 2 ouros e 1 prata na estreia da Ginástica em Assunção

Equipe vence com aparelhagem idêntica à que será usada em Liverpool; Caio Souza e Lucas Bittencourt fazem dobradinha

Por Comitê Olímpico do Brasil

5 de out, 2022 às 17:24 | 3 min de leitura

Compartilhe via:

Em preparação para o Mundial de Liverpool, a ginástica artística brasileira começou muito bem a participação nos Jogos Sul-americanos Assunção 2022. No primeiro dia de disputas no Pavilhão de Ginástica do Parque de Esportes, nesta quarta-feira, dia 5, os atletas brasileiros garantiram três medalhas. Além do ouro por equipes, Caio Souza e Lucas Bittencourt fizeram a dobradinha de ouro e prata, respectivamente, no individual geral.

A participação em Assunção é uma das últimas etapas na preparação para o Campeonato Mundial de Liverpool, de 25 de outubro a 07 de novembro. Nas duas competições serão utilizados aparelhos do mesmo fornecedor. A oportunidade de competir com os últimos modelos da aparelhagem que será utilizada no Mundial foi comemorada por toda a equipe.

“Esse ajuste final na mesma aparelhagem do Mundial é muito importante porque nos dá uma oportunidade magnífica de preparação.  Falta muito pouco para o Mundial e estamos treinando pesado. Agora é fazer os ajustes finais dentro do que apresentamos aqui. A medalha de ouro me dá confiança”, disse Caio que, em Cochabamba 218, ficou com a prata na mesma prova. “Estou muito feliz com o meu resultado e o da equipe”, completou.

“Estou muito cansado, mas feliz por começar os Jogos com uma prata e também pela conquista de dois ouros pro Brasil logo no primeiro dia de provas. Esse era o nosso objetivo”, disse Lucas, de 28 anos.

Caio conquistou o ouro com 83.000 pontos, seguido de Lucas com 79.150, e do colombiano Jossimar Calmo Moreno, com 78.600, que ficou com o bronze.

A equipe brasileira competiu com Caio Souza, Diogo Soares, o medalhista olímpico Arthur Nory, Yuri Guimarães, Francisco Barretto e Lucas Bittencourt neste primeiro dia de provas. O Brasil levou o ouro com 319.700 pontos; seguido da Argentina, com 310.200 e da Colômbia, com 309. 650. Na competição masculina por equipes cinco atletas por país se apresentam em cada um dos seis aparelhos: solo, cavalo com alças, argolas, salto, barra fixa e barras paralelas. Ao final, a soma das notas indica a colocação por equipes e também no individual geral.

Após a participação nos Jogos Sul-americanos, as equipes masculina e feminina de ginástica ainda passam por uma preparação final em Portugal de 13 a 25 de outubro.

Nesta quinta, dia 6, será a vez da estreia da Seleção de Ginástica Artística Feminina, com Julia Soares, Caroline Pedro, Thais Fidelis, Christal Bezerra, Beatriz Lima e Luisa Maia, também na disputa por equipes e no individual geral. A Ginástica Rítmica entra em quadra no dia 11, e a Ginástica de Trampolim terá início no dia seguinte.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS