Logo
COB

Com apoio do COB, Sesc Itaquera realiza exposição virtual Ser Atleta

Proposta é apresentar a história do esporte olímpico brasileiro a partir da ótica dos próprios atletas

Por Comitê Olímpico do Brasil

29 de set, 2021 às 13:48 | 7 min de leitura

Compartilhe via:

Nos 100 anos da primeira participação da delegação do Brasil nos Jogos Olímpicos, marcado pela edição de Tóquio, mais de 4 mil atletas olímpicos e paraolímpicos vestiram o uniforme brasileiro. No pódio, só existem três posições. Mas, para além dos medalhistas e suas vitórias, existem outras centenas de atletas com narrativas que envolvem conquistas, lutas, desigualdades, precariedades e disputas. 
 
A exposição Ser Atleta, realizada pelo Sesc Itaquera com apoio institucional do Comitê Olímpico do Brasil COB) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), acontece totalmente em ambiente virtual e traz como protagonistas os esportistas olímpicos e paralímpicos. A proposta é apresentar de forma crítica a história do esporte olímpico brasileiro a partir da ótica dos próprios atletas. 
 
A curadoria foi realizada por Katia Rubio, jornalista, psicóloga e professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, que há mais de 20 anos se dedica a pesquisa da trajetória dos atletas olímpicos.
 
Em referência aos cinco arcos olímpicos, a exposição apresenta cinco eixos da diversidade: “Ser Diferente”, “Ser LGBTQIAP+”, “Ser Migrante”, “Ser Mulher” e “Ser Negra e Ser Negro”. Em cada um desses segmentos são apresentados quatro atletas olímpicos e dois paralímpicos que – por meio de fotos, vídeos, textos, animações e áudios contam suas histórias de pertencimento e identificações sociais, que ilustram a relação entre o esporte e a sociedade. 
 
Além das narrativas,a exposição apresenta uma Linha do Tempo com 100 marcos históricos que destacam avanços e retrocessos sociais relacionados aos cinco eixos temáticos. 
 
O site conta também com um espaço educativo com materiais direcionados para professores e educadores, visitas mediadas virtuais (com inscrições individuais ou para grupos) e quatro jogos online.
 
Durante os meses de julho a novembro, a programação do Sesc Itaquera dialogará com a exposição por meio de bate-papos, oficinas, cursos e atividades para todos os públicos, que irão abordar os temas propostos pelos eixos temáticos da exposição.
 
Disponível até 30 de novembro em seratleta.sescsp.org.br 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS